BARATAS

Existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 de espécies no mundo. O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples).
Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas. Nas zonas tropicais, predominam as de cor marrom avermelhada, além das cores verde e amarela.
O formato e o tamanho variam dependendo da espécie, mas em gênero podemos dizer que as fêmeas são maiores que os machos, porém os machos têm as asas mais desenvolvidas.
A maior barata tem aproximadamente 20 centímetros de comprimento. Já a menor cerca de 4 milímetros e por ser tão pequena, vive em ninhos de formigas.
As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes.
A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer.
Conseguem perceber o perigo através de mudanças na corrente do ar à sua volta. Elas possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores, informando a hora de correr.
As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a nossa saúde.
Mostraremos agora algumas espécies:

Barata Americana


Principais características:

Apresenta-se na cor marrom avermelhada

São voadoras

Gostam de lugares como porões, ralos, lixos e esgotos.

Comem de tudo.

Curiosidades: Têm grande atração por bebida alcoólica, em especial por cerveja.




Barata Alemã 


Principais características

Apresenta-se na cor marrom claro.

Não voam

Come de tudo

Gostam de áreas como banheiros e cozinhas

Curiosidades: Vivem em bando e são muito comuns em grandes infestações.




Barata Listrada 


Principais características

Possui duas manchas marrons amareladas nas asas.

Vive isolada.

Gosta de lugares quentes e úmidos

Come restos de tudo

Curiosidades: Não são dependentes de lugares úmidos como a maioria das espécies. Algumas vezes são confundidas com a barata alemã.




Barata Oriental 

Principais características

Apresentam-se nas cores marrom escuro e preto brilhante.

São voadoras

Gostam de lugares frios e úmidos como porões e ralos.

Comem de tudo

Curiosidades: Os machos são maiores do que as fêmeas.



Classificação:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattaria

Informações:

- A barata é um inseto muito presente no meio urbano (cidades).
- O habitat deste inseto (locais quentes e úmidos) são as redes de esgoto, terrenos abandonados, locais com lixo e sujeira. Entram nas residências em busca de alimentos (restos de comida). Nas florestas, habitam embaixo de pedras e dentro de cascas de árvores.
- Possuem hábitos noturnos, período em que buscam alimentos e parceiros para reprodução. Costumam ficar escondidas durante o dia, momento em que descansam.
- As baratas se reproduzem de forma sexuada, sendo que a fêmea produz ovos.
- Muitas espécies possuem hábitos solitários, ou seja, não se organizam em sociedades.
- Existem aproximadamente 4 mil espécies de baratas. De acordo com a espécie, o tamanho pode variar de 5 milímetros a 10 centímetros. As fêmeas possuem um corpo maior do que os machos.
- Pesquisas arqueológicas indicam que esta espécie de inseto habita nosso planeta há, aproximadamente, 380 milhões de anos.
- O corpo da barata é oval, achatado e de cor escura (geralmente marrom). A maioria das espécies possuem seis pernas, um par de asas e duas antenas.
- Estes insetos são hospedeiros de várias bactérias, fungos, vermes, vírus e protozoários, podendo transmitir doenças aos seres humanos. O contato com as fezes de barata pode ocasionar reações alérgicas em algumas pessoas.
- As principais espécies de baratas são: Supella longipalpa (barata de faixa marrom), Blatta orientalis (barata oriental), Blatella germânica (barata alemã), Periplaneta americana (barata americana). Todas elas são consideradas pragas urbanas.

Posted by DJ BURP | às 11:32

0 comentários:

Postar um comentário