POR QUÊ AS CRIANÇAS TEM MEDO DE PALHAÇOS?

Antes de começar a escrever este artigo gostaria de contar uma pequena historia: Sabe aquela parte no filme “It: O Palhaço assassino”, em que o palhaço se transforma em alguma coisa pra chamar a atenção da criança pra atrair ela pro esgoto e devorar ela? Pois bem... Diz minha mãe que, quando eu era pequeno, assisti junto com ela e com meu pai a essa obra prima de Stephen King, e que acordei no meio da noite desesperado gritando por socorro... E quando vi meu pai gritei mais ainda: “é o palhaço vai me pega”, achando que era o palhaço que tinha se transformado no meu pai pra me pegar... Bem, isso é só um pequeno exemplo do efeito que esses seres de nariz vermelho e cabelo colorido podem fazer ao psicológico de uma criança... É fato que esses personagens são apavorantes se bem colocados em uma cena, ou até mesmo na forma de bonecos (como esquecer do boneco palhaço de Poltergheist?). Acho que o que mais distingui um personagem palhaço, e o que dá mais medo nele é o jeito que se aplica a maquiagem, não precisa ser uma carranca só porque é um filme de terror, e deve-se ao invés disso fazer uma cara feliz no rosto de um assassino serial, por que não? E com isso fica maior a emoção da surpresa (o pulo do sofá) quando as criancinhas estiverem ao seu redor e ele apertar a florzinha que esguicha ácido. O grande lance pra realmente dar medo nas criancinhas é que se tudo isso existisse, se monstros viessem nos pegar quando pequenos... quem acreditaria em nós?
E se pararmos para refletir sobre o porquê desse medo, chegaremos a uma conclusão, pode parecer meio boba assim de cara, mas pense comigo e verá que faz sentido: você é criança, convive o tempo todo com brinquedos e coisas do gênero, o que impede desses brinquedo levantarem e atacarem você (lembre-se, você é uma criança!)? E mesmo depois de adultos, ver um filme como “It – O Palhaço Assassino”, “O Brinquedo Assassino” ou “A Hora do Pesadelo”, onde os personagens principais adoram matar, estraçalhar e devorar criancinhas, sempre nos remete a nossa infância e nossos antigos medos... ou seja: filmes de terror, ou o medo deles, nada mais é do que a passagem para o contato com a nossa criança interior...
Eu tenho orgulho de dizer que tinha medo dos filme de terror da década de 80, e que a minha geração foi a mais criativa do cinema do gênero... qual das crianças que hoje tem seus seis ou sete anos podem dizer que sentem medo do Chuck? Ou pior... a maioria dessas crianças nem sabe quem é Freddie Kruger!!!!

Posted by DJ BURP | às 09:33

0 comentários:

Postar um comentário