AS ORIGENS DO SKATE



Imagem cedida por Consumer Guide Products
Um patinete rudimentar
Os ancestrais do skate eram os patinetes, produzidos em casa por crianças no começo do século XX. Para fazer um patinete, tudo o que você precisava era de um pedaço de madeira, alguns pregos, uma caixa e algumas rodas. Realmente, um equipamento bastante antiquado se comparado aos modernos patinetes de alumínio. As crianças construíam os seus patinetes pregando as rodas de aço na parte inferior da madeira. A caixa era presa na parte superior e servia como o guidão do patinete. Depois era só colocar outro pedaço de madeira no topo da caixa para poder manobrar o patinete.  
Estes patinetes foram usados até a década de 50. A fabricação dos patinetes mudou muito de lá pra cá, mas as mudanças mais drásticas aconteceram quando as crianças começaram a remover os guidões e usar apenas o pedaço de madeira e as rodas para se locomoverem. Assim, nasceram os primeiros skatistas e a popularidade desta fenomenal modalidade esportiva e artística atraiu mais e mais jovens. 
Não demorou muito para os fabricantes perceberem este novo fenômeno da juventude norte-americana. O primeiro skate manufaturado chegou às lojas em 1959. Em 1963, os skates profissionais apareceram no mercado, juntamente com times de skatistas experientes para demonstrá-los.
O skate rapidamente se tornou um sucesso comercial, criando uma nova posição antes ocupada pelos pula-pulas e ioiôs. Mas estes skates não eram muito sofisticados. Eles ainda tinham rodas de metal, o que os tornava muito perigosos. Depois, as rodas de plástico começaram a ser usadas, o que tornou os skates mais confortáveis, porém ainda não muito seguros.
As rodas de plástico não tinham a tração necessária para evitar que os skatistas se machucassem. Naquela época, poucos fabricantes de skate produziam rodas de maior qualidade. Estes skates eram muito caros. Como eram mais baratas, as rodas plásticas continuaram a ser o padrão da indústria. O resultado foi uma grande ocorrência de acidentes e isso prejudicou a imagem do skate. A polícia começou a pressionar os lojistas para não venderem mais skates. Quando começaram a surgir notícias de acidentes fatais, muitas cidades dos Estados Unidos começaram a banir o skate.
Em 1965, depois de meia década de fama, o skate simplesmente desapareceu. Entretanto, nem todos desistiram do skate. Algumas pessoas continuaram a usá-lo, mas não eram suficientes para sustentar a popularidade do esporte. Os lojistas desistiram de comprar estes produtos e os fabricantes faliram com uma grande quantidade em estoque.

Posted by DJ BURP | às 15:26

0 comentários:

Postar um comentário