O SKATE


Um skate é formado por três componentes principais: uma tábua, eixos e rodas. A tábua é a parte na qual você fica em cima. O skate típico tem as duas pontas levemente levantadas e uma parte côncava no meio. Este formato dá mais controle ao skatista. Os formatos das tábuas podem variar em largura, dependendo da modalidade que você pratica. Geralmente, pranchas mais largas são utilizadas na modalidade vertical enquanto as mais estreitas são utilizadas na modalidade street. No final, tudo depende da sua preferência.

Imagem cedida por Consumer Guide Products
Longboards são comumente utilizados na modalidade street
Vamos descobrir como os skates são construídos:
  1. primeiro, a madeira é cortada em finas camadas;
  2. estas camadas são laminadas e uma máquina especial espalha cola adesiva nas suas superfícies;
  3. depois, estas camadas são unidas e colocadas dentro de um molde;
  4. dentro do molde, uma prensa hidráulica aperta as camadas para formar as inclinações da parte dianteira e traseira e reforçar o formato côncavo do skate. Este processo torna o skate bastante resistente. Muitos skatistas testam essa resistência passando carros por cima das pranchas;
  5. finalmente o contorno do shape é cortado por uma serra. Os buracos para os eixos são perfurados e as bordas são lixadas;
  6. um impermeabilizante é colocado na tábua para protegê-la da umidade;
  7. gráficos são adicionados por um método semelhante ao silk-screen das camisetas.

Imagem cedida por Consumer Guide Products
Todos os skates têm
dois eixos em forma de T
Uma prancha de skate é muito lisa e é difícil ficar de pé nela. Para solucionar este problema, os skatistas cobrem a parte superior dos seus skates com folhas especiais de papel.
Trucks são eixos em forma de T parafusados na parte traseira e dianteira da prancha de madeira. Além de permitir que as rodas girem, os eixos possibilitam que os skatistas girem. As rodas de um skate são feitas de poliuretano (um derivado da família da borracha) e são vendidas em diversos tamanhos. Mas para uma roda girar em um eixo, é necessário um rolamento. Os rolamentos são pequenos discos giratórios que ficam dentro de cada roda, do seu lado esquerdo e direito. O anel externo se encaixa à roda, enquanto o externo gira no eixo assim que os grãos internos rodam. Para obter mais informações, consulte Como funcionam os rolamentos.
Agora que aprendemos o básico sobre skate, vamos conhecer os seus diferentes tipos e como são feitos.
Segurança no skate
Quando você for aprender a andar de skate, precisa saber primeiro como ganhar velocidade e parar antes de tentar algo mais avançado.
Quando você cair (e vai cair), aprenda a cair sobre as partes com mais carne, em vez de estender os braços à frente. É importante usar cotoveleiras, joelheiras e capacete. Mesmo assim, estes acessórios não vão impedir que você quebre um braço se cair de forma errada.
Certifique-se de ter um bom par de sapatos; eles devem ser confortáveis e aderentes. Não economize na hora de comprar um skate, escolha eixos e rodas de boa qualidade, desta forma você reduz a chance de se machucar. Fazer manutenção no seu skate também ajuda a prevenir acidentes. Peça ajuda ao funcionário da loja de skate quando achar que algum reparo deve ser feito.
Cuidado com as pessoas, pedestres ou outros skatistas. A segurança no skate pode ser resumida em uma única frase: use o bom senso e conheça os seus limites. Estar seguro não quer dizer que você não vá se divertir, e sim que você vai poder aproveitar mais tempo sem se machucar.


Posted by DJ BURP | às 15:15

0 comentários:

Postar um comentário