MANOBRAS


Existe uma manobra do skate que é a base para dezenas de outras e a partir dela existem centenas de truques que podem ser realizados nas modalidades street e vertical: o Ollie, um pulo simples que permite que o skatista voe por um curto período de tempo (veja modalidade vertical) e salte por cima de obstáculos enquanto anda.  
O nome Ollie foi inspirado no seu inventor, Alan "Ollie" Gelfand, e foi descoberto pelo skatista profissional Stacy Peralta em 1977. Peralta e seus amigos observavam com entusiasmo a maneira como Gelfland voava com o seu skate. Eles nunca tinham visto algo parecido.  
Gelfland desenvolveu o Ollie na modalidade vertical, mas outros profissionais, principalmente Rodney Mullen, adaptaram a manobra às modalidades freestyle e street.  
Para fazer um Ollie, o skatista chuta a parte traseira do skate em direção ao chão e salta no ar, deixando o pé dianteiro encostado no shape e trazendo o pé traseiro à mesma altura do outro pé. O skate é arremessado para o ar e alcança os seus pés.  
Vamos conhecer outros truques fundamentais e o vocabulário utilizado pelos skatistas: 
  • Frontside - para fazer esta manobra, o skatista deve estar à frente do obstáculo ou rampa enquanto realiza diversas outras manobras.
  • Backside - nas manobras backside, o skatista realiza movimentos opostos ao frontside. Elas acontecem quando as costas do skatista estão paralelas ao obstáculo ou rampa no momento em que ele executa a manobra.
  • 180 - o 180 é um giro de 180 graus do corpo do skatista com o seu skate. Ele é precedido por um Ollie, geralmente quando o skatista está em movimento em uma rampa ou no asfalto. Existem giros mais avançados como o 360, o 540 e a famosa manobra de 900 graus de Tony Hawk.
  • Fakie - para executar a manobra "fakie", o skatista utiliza a sua posição de pés preferida (seja ela goofy ou regular), mas no sentido contrário. Isto não é, entretanto, a mesma coisa que andar na base "switch stance".
     
  • Switch stance - o skatista simplesmente muda a posição dos seus pés no skate. O que estava na parte traseira da prancha vai para a parte dianteira e vice-versa. Realizar as manobras em switch stance é um feito impressionante que pode ser comparado a uma pessoa destra que consegue escrever com a mão esquerda.
     
Pop Shovit - é uma combinação do Ollie e do 180. Só que nesta manobra, o corpo do skatista não gira, só o skate gira 180 graus.

Imagem cedida por Mary Vogt/MorgueFile
Um grind usando apenas um eixo
  • Grind - esta manobra acontece quando o skatista faz um Ollie nas bordas de uma parede, banco ou corrimão. Em vez de aterrissar com as rodas para baixo, o skatista propositalmente aterrissa com a parte do eixo do skate entre as duas rodas. Isto faz com que o metal dos eixos sofra atrito com os obstáculos da superfície. Existem muitas combinações diferentes de grinds, utilizando um ou os dois eixos.  
  • Boardslide - as manobras slide acontecem quando a parte de madeira do skate desliza em outra superfície. Por meio de um Ollie, o skatista faz com que o skate aterrisse no obstáculo. Ele posiciona o skate de uma forma específica, dependendo do tipo de slide que ele quer executar.
  • Kickflip - enquanto está no ar, o skatista chuta o lado do skate para baixo com o pé dianteiro. O resultado é que o skate gira no seu eixo horizontal. Quando o skate termina de girar em baixo do skatista, ele coloca ambos os pés no shape.
  • Heelflip - assim como um kickflip, o heelflip requer que o skatista mova o seu calcanhar para fora. Isto faz com que o skate gire no seu eixo horizontal. Quando o skate termina de girar em baixo do skatista, ele coloca os dois pés no shape.
  • Manual - esta manobra é o mesmo que empinar uma bicicleta. O skatista levanta a parte posterior ou traseira do skate e anda com apenas duas rodas pelo maior tempo possível.

Posted by DJ BURP | às 15:23

0 comentários:

Postar um comentário