O SKATE NO BRASIL


O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva.
Pistas no Brasil
Segundo o catálogo, Guia de Pistas, edição de 2006, existem 1024 pistas de skates espalhadas por todo o Brasil.
Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil.
Na década de 90, o skateboard realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia.
A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a entidade nacional que regula o esporte. A CBSk foi fundada em março de 1999 em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado como a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
De acordo com a Confederação Brasileira de Skate, existem atualmente, mais de 300 competidores profissionais no Brasil e cerca de 10 mil nas categorias de base, que incluem: feminino 2, feminino 1, infantil, mirim, iniciante, amador 2, amador 1, master, grand master e legends.
Veja quem são os brasileiros que já venceram campeonatos mundiais de skate:
  • 1995 - Rodrigo "Digo" Menezes (vertical)
  • 2000 - Bob Burnquist (vertical) e Carlos de Andrade, o Piolho (street)
  • 2002 - Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)
  • 2003 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)
  • 2004 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)
  • 2005 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)
  • 2006 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Karen Jones (vertical)
Brasileiros que se destacam
  • Sandro Dias, o Mineirinho
Sandro “Mineirinho” Dias é o atual tetracampeão mundial de skate vertical. Começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Mineirinho se profissionalizou em 97. É considerado o rei do 540 e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º. Sandro nasceu em Sto.André, tem 31 anos e pratica skate há 20 anos.


  • Bob Burnquist
Bob é paulista, filho de mãe brasileira e pai americano. Começou a andar de skate aos nove anos de idade. Aos 13 anos, em 1994, mudou-se para os Estados Unidos, buscando se profissionalizar no esporte. Em 97, 98 e 99 foi eleito o skatista do ano pelos principais veículos de comunicação do esporte. O auge de sua carreira se deu no ano 2000, quando conquistou o Campeonato Mundial.
  • Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem
Ferrugem nasceu em 1979, em Curitiba e sempre quis ser piloto de motocross. Para a felicidade dos amantes do skate, seu pai não permitiu, e Ferrugem acabou comprando um skate com sua própria mesada. Aos poucos, o atleta foi revelando seu talento. Atualmente Ferrugem é bicampeão mundial da categoria street.
  • Karen Jones
Karen Jones é o maior nome do skate feminino nacional. Em 2006, sagrou-se campeã mundial na categoria vertical feminina. Além de campeã nas pistas, a atleta é formada em Rádio-TV e Design Gráfico. Suas ilustrações, telas, colagens e grafites são quase tão famosos quanto suas manobras. Quando não há competidoras em sua categoria, Karen disputa entre os homens!

Posted by DJ BURP | às 15:09

0 comentários:

Postar um comentário