CRENÇAS POPULARES

Crenças, superstições e suas origens curiosas 

Você já parou para pensar de onde saíram tantas crenças e superstições? Se você acredita e quer saber de onde surgiram algumas das mais conhecidas mandingas populares, confira o texto abaixo:
Espelhos



Os temidos 7 anos de azar. Tudo começou logo no surgimento dos espelhos, eles eram consideradas objetos de bruxaria capazes de capturar almas. Além disso, acreditava-se que os espelhos podiam controlar o futuro das pessoas e quando um se rompia sozinho significava que a morte estava por perto, está aí a explicação de que quebrar um espelho pode trazer 7 anos de azar, mas não se preocupe para escapar da maldição é só enterrar ou queimar a peça.
Gato preto



As superstições com gato surgiram na idade média, as mulheres que criavam esses bichinhos de estimação eram consideradas bruxas e que podiam até se transformar em um deles. Foi assim que nasceu a crença de que quando um gato preto passa em sua frente, traz azar. Outras lendas circulam em volta dos felinos, como a de que eles podem tirar o fôlego de bebês, que o número de gatos que uma mulher possui, está relacionado com o tempo em que ela ficará solteira, …
Fotografias



No começo do século 19, quando foi inventada a fotografia, acreditava-se que elas além de roubar as almas das pessoas das fotos, ainda podiam ser usadas por bruxos que naquela época usavam bonecos para fazer seus feitiços e com as fotografias que são bem mais reais as maldições teriam um poder maior.
Maçã na tina de água



A famosa brincadeira das festas juninas de pegar com a boca maçãs mergulhadas em uma bacia com água, nasceu na época dos celtas, quando eles comemoravam a colheita da maçã, no dia 31 de outubro.
Os celtas achavam que nessa época quem vencesse um tradicional desafio de pegar maçãs na água, poderia atravessar a linha que separa nosso mundo do mudo mágico. Da próxima vez que brincar assim, já sabe onde pode parar.
Sal



O sal por muito tempo foi considerado objeto de luxo, raridade preciosíssima usada como moeda de troca e que tinha o poder de até destruir impérios. Seu desperdício era inaceitável e os mais desastrados poderiam perder a vida.
Jogar um punhado de sal sobre o ombro esquerdo poderia custar um grave castigo, contudo essa prática era relaciona com espantar demônios, que ficavam cochichando maldades em nosso ouvido esquerdo. 


A necessidade de uma crença



Muitas vezes pensamos por que as pessoas acreditam em coisas sem nexo. Ficamos estarrecidos com a capacidade crédula de acreditar nas coisas mais estapafúrdias que tem por aí religiões, correntes, superstições, mandingas, petições online, SPAM, boatos diversos, shows de mágica, promessas de políticos e que a namorada (ou namorado, dependendo das preferências de cada um) não mentirá na próxima vez.
Afinal, por causa de que as pessoas acreditam nessas sandices todas? Por que elas ainda remetem textos ridículos de ameaças de um fantasma de uma menina de 14 anos (bem, ela teria essa idade se estivesse viva)? O fantasma fica acompanhando os e-mails e comunidades do Orkut? O que fazem então? Repassam o lixo, com um adendo “vou repassar por via das dúvidas”. Via das dúvidas? Não, meu caro. Você repassou porque se cagou de medo da mensagem. E isso vale para as outras crendices. Mas, afinal, por que as pessoas têm essas crenças?
Resposta: Não tem resposta!
Sim, eu sei que depois de ter lido os dois primeiros parágrafos, você deve estar querendo me matar por causa de uma resposta tão escrota. Lamento, mas essa é a verdade. Não temos uma resposta definitiva. As pessoas são esquisitas, mesmo.
Pode parecer que desde sempre as pessoas tiveram a necessidade de acreditar em algo. Tenho pra mim que não, não é bem assim.
Tudo bem que as pessoas sempre tiveram muitas dúvidas a respeito de tudo. Mas, uma crença não nasce do nada. Ela normalmente é passada de pessoa a pessoa. Assim, alguém teve a “brilhante” idéia, por exemplo, de dizer que as trovoadas eram causadas por São Pedro estar arrastando os móveis. De repente, falaram isso só de brincadeira. E teve gente que acreditou!
Logo, a crença veio na tentativa de dar uma explicação a um fato. Alguém estava arrastando os móveis em casa e viu a barulheira que fazia (na época, não existia Casa Bahia e os móveis eram bons e pesados). No dia da trovoada, perceberam a barulheira. De onde vem? Do céu? Quem está no céu? São Pedro. 2 + 3 =… 9! (Barulho de móvel + Barulho no céu = São Pedro!). Havia um outro motivo também, mas disso falaremos mais a seguir.
A crença surge também de uma necessidade. A pessoa tá doente e aceita qualquer coisa que lhe dêem. Até mesmo figas, galhos de arruda, imagem de Santo Onofre, ferraduras, fitinha do Senhor do Bonfim e até o escudo do Flamengo. Claro que essa pessoa vai no médico e faz um tratamento com remédios etc. A pessoa fica curada no tempo em que algum vuduzeiro tava fazendo um “tratamento” passando bosta de vaca no corpo todo. Aí, o que acontece? A idiota pessoa acha que foi a bosta de vaca que a curou. O médico? Ah, aquele charlatão só tava enchendo de remédios…
Como eu disse antes, tudo começa com alguém impondo sua opinião (muita das vezes, são opiniões idiotas, proferidas por leigos imbecis) e fazendo de tudo para que a outra pessoa faça o mesmo procedimento e execute a besteira. O pior que as besteiras até tem certo fundamento, mas podem ser danosas. Como exemplo, posso citar os efeitos colaterais de alguns anti-depressivos, como perda de peso.
Isso acontece muito com mulheres. É triste, mas é verdade.
Uma mulher encontra outra e pergunta como ela está, vê que ela perdeu peso (apesar de estar amarela, esquálida e pra lá de desanimada, mas pessoas egoístas não prestam atenção nisso). A outra mulher responde que não está muito bem, que até está sobre o efeito de remédios anti-depressivos.
Uma pessoa boa e conscienciosa perguntaria se a outra estava precisando de um ombro amigo, se necessita de algo ou mesmo não fica só nas perguntas e procura melhorar o ânimo da outra pessoa, mostrando que é amigo e que se importa. Como eu disse, egoístas não pensam nisso.
Uma mulher egoísta (não estou querendo dizer que todas as mulheres o sejam, mas me atire uma pedra quem nunca ouviu uma história semelhante) vai falar logo: “Caramba, deixa eu ver este remédio!” Aí, vê que na bula consta que realmente o remédio acarreta perda de peso.
Sabemos que a sociedade tem grande influência nos indivíduos (principalmente nos que possuem fraqueza de caráter). Logo, a dita egoísta terá a idéia “fabulosa” de se encher de anti-depressivo e vai encher o saco da amiga para que consiga uma receita. A amiga – que realmente está precisando de um amigo, mas só conseguiu “aquilo” – vai fazer de tudo para conseguir. A “amiga” vai espalhar aos 4 ventos que tem uma receita ótima para emagrecer. Outras idiotas como ela farão de tudo para conseguirem receitas (até mesmo subornar médicos do SUS, que ganham uma merreca e precisam alimentar os filhos) e assim a coisa se propaga.
Algumas até tem a coragem de pedir a químicos (!) para que estes possam arrumar o tal medicamento. Óbvio que uma simples carteira do Conselho Regional de Química não é o suficiente para uma farmácia decente vender um medicamento controlado. O químico que tem responsabilidade se recusa e ainda dá um esporro. A pessoa que acha que precisa emagrecer fica irritada com o gesto e rompe os pseudo-laços de amizade interesseira.
Eu sei bem como é isso. Já perdi 2 “amigas” por causa disso e podem estar certos: pessoas assim não me fazem falta.
As pessoas acabam se tornando viciadas em suas crenças. Como exemplo, eu citei no artigo da Campanha Diga NÃO ao Boato, onde relatei a história de um spam maluco em que eu mandei a refutação com links, visando esclarecer a pessoa. Assim como acontece com um toxicômano (aquele que é viciado em drogas, pô), a pessoa se recusa a sair do vício. Acho que deveria haver clínicas de desintoxicação de besteiras. Mas, não daria certo. Nenhuma clínica suportaria mais de 150 milhões de pessoas…
As pessoas, em fato, acreditam nas coisas porque QUEREM acreditar. Alguns acham que aquela gostosa da loja de conveniência realmente tá dando mole, que tomar os coscarques da vida realmente a isentaram de almoçar, que tomar gotinhas diluídas mais de 100 vezes superam em qualidade qualquer remédio, que a conjunção astral define os rumos de sua vida ou que jogar em roleta o fará rico sem trabalhar.
E é aqui que realmente chegamos ao ponto do porque as pessoas acreditam nessas coisas: elas têm medo.
Exatamente, M-E-D-O !!
Todas elas têm medo de algo. Seja de morrer, seja de ficar pobre pro resto da vida, não conseguir um trabalho decente, ficar virgem pra sempre e medo de sentir medo.
Ao contrário do que se pode sugerir, sentir medo não é tão ruim. O medo nos faz um grande favor: ele nos mantém vivos. Se não fosse o medo de altura, a gente chegaria perto de qualquer precipício ou treparíamos (ops) no parapeito de um prédio no 30º andar sem segurança. O medo de não passar num exame nos faz estudar e prepararmo-nos mais para as provas etc. Sentir medo é natural. Claro que muitas das vezes, o medo simples se torna uma fobia, como ter medo de subir numa escada de 3 degraus. Aí, é caso para tratar disso.
Me lembro de um filme já meio antigo: Remo, Desarmado e Perigoso. Nele, o velho chinês (ops, desculpe, Chiun: COREANO!) ensina que sentimos fome, sentimos frio, sentimos medo. O medo não pode nos fazer mal. Para isso, devemos ter cuidado. Temos medo de sermos atropelados numa via movimentada. Só o medo não fará com que um caminhão suba a calçada e nos pegue (o motorista estar tonto de sono ou completamente bêbado, sim). Se tivermos cuidado, esperando o sinal fechar e prestando atenção que os carros realmente parem, poderemos atravessar tranqüilos.
Na direção também. Se formos cuidadosos, não precisaremos de fitinha de São Cristóvão. Porque nem São Cristóvão dá jeito se algum maluco avançar o sinal de der uma porrada no meio do seu carro.
A dor, o medo e o egoísmo armam o palco para os enganadores. Enganadores que se vestem bem, andam barbeados e com cara de amiguinho.
Lembra do caso da explicação das trovoadas? Lembra do caso da “amiga” interesseira? Lembra do caso de estar necessitado? Lembra do caso do medo? Pois bem, pessoal. Juntem tudo isso, mais com um bando de espertinhos e o que você tem? Resposta: RELIGIÃO!
Pense: A religião é um vício em que as pessoas acreditam firmemente em fatos estapafúrdios, como cobras falantes. Até brigam e xingam (reparem nos comentários de nossos artigos). A religião explica coisas do modo mais estranho, absurdo e sem sentido; porém, de uma forma “convincente”. A religião abafa o medo do desconhecido.
Morte? Para que se preocupar? Você andará por tijolos de ouro, que nem na historinha do Mágico de Oz. Seu parente faleceu? Que pena… Mas, você poderá conversar com ele através de nossos médiuns. Você quer ganhar um emprego novo? Quer trocar de carro? Não tem problema! O que você der para a nossa igreja, Jesus te dará em dobro!
É como no caso do “conto do paco”. Chega um espertinho e oferece uma bolada de dinheiro pra sua vítima, dizendo que tem que viajar, sair, ir pro hospital etc. Pede que ela lhe dê algum dinheiro e em troca a pessoa poderá ficar com o pacote de dinheiro, cheques etc. A vítima, de olho grande na bolada, pensa que poderá lucrar em cima de quem ela julga que é um verdadeiro mané. É sempre assim.
As pessoas gritam e esbravejam que têm fé, que acreditam em seu Jesus, mas por quê? Porque no seu livrinho mágico está escrito que se eles não crerem, eles vão pro inferno e passarão o resto da eternidade lá. MEDO!
As Ovelhinhas do Senhor correm em tudo que é canto, enchendo o saco para que outros passem a crer nas mesmas sandices que elas. Por quê? Porque no seu livro diz que eles têm que evangelizar, senão vão pras profundas. Interesse egoísta. Usam de apelo sentimentalóide “por que você não acredita em meu deus, ele é bonzinho e oferece muito” (como no caso do “conto do paco”). Assim como no caso do spam, eles têm que manter viva a crença, caso contrário, cairão em si que são um bando de estúpidos (o que de fato são, mas eles não querem que saibam).
Sempre terminam com algo como “arrependam-se” e “estarei orando por vocês”. Mentira! Eles querem impor medo. O mesmo medo que sentem. Assim como uma mãe diz pra uma criança: não ande de costas porque faz mal. Faz mesmo? Se você não souber andar, realmente vai cair. Aliás, do jeito que as ruas andam esburacadas, faz mal você andar até normalmente. Faz mal andar de noite por causa dos assaltos. Muitas coisas fazem mal. E daí?
Assim como o medo não te faz mal, as crenças não ajudam. Muitos hospitais estão cheios de padres, pastores, irmãs, macumbeiros, satanistas, ateus, agnósticos etc. Crer ou não crer não fará sua situação mudar. Eu não creio em médicos. Eu sei que um tratamento vai curar se for aplicado adequadamente. Eu não creio que o médico vai me curar, porque médico não cura ninguém.
O que cura são os seus conhecimentos, sua experiência de ter visto o mesmo caso antes, de ter lido e relido e trabalhado nas mesmas condições. O que cura é o saber que a humanidade vem acumulando ao longo dos séculos, e não apenas uma besteira de acreditar que alguém falou séculos atrás que um verdadeiro devoto poderá tomar veneno e não acontecerá nada.
Muitos dizem que em sua igreja XYZ, houve milagres, que uma perna nasceu do nada, que mudo aprendeu a falar e que papagaio criou dente. Mentira! Tudo isso é baseado numa reles crença de que alguém disse que viu (e na verdade também não viu) alguém ser curado. Vá atrás, peça os exames. Onde estão? Até hoje, já ouvi esta lorota centenas de vezes. Centenas de vezes pedi os exames e laudos. Ganha um doce se adivinharem quantos me mostram a documentação.
Cada um pode crer no que quiser, não me importo. Mas, quando a história que um anti-depressivo é usado como milagre dietético, quando uma crendice faz uma pessoa abandonar médicos para seguir um pseudotratamento que acabará em morte, quando uma quadrilha usa a crença do povo para extorquir seu último centavo em troca de uma promessa vazia e ridícula e vemos pessoas agindo feito zumbis acreditando que o mundo só tem 6 mil anos que o homem veio de um punhado de barro que um deus tribal criado por um bando de pastores da Idade do Bronze largou por aí, então é hora de começarmos a mostrar que o mundo não é esquisito, as pessoas é que são crédulas, burras, interesseiras e medrosas.
São fatos. Ninguém gosta de ter que encarar o reflexo de sua personalidade em linhas escritas, mas essa é a verdade. Creia no que quiser, mas guarde para si. Tenha responsabilidade de não causar mal a ninguém. Acha que tomar cianureto vai melhorar sua garganta? Beleza. Tome 2g de manhã, à tarde e… bem, talvez não precise tomar à noite. De qualquer forma, você nunca mais terá dor de garganta. Mas, tome SÓ VOCÊ. Deixe as pessoas se consultarem com médicos de verdade. Médicos cometem erros. E daí? Você se acha especial? Pule de uma ponte com uma capa e saia voando, só assim acreditarei. No mais, acredite no que quiser. O mundo não deixará de ser mundo em função da crença dessa ou daquela pessoa.
A realidade está lá fora. As crendices só existem dentro de você.
* Crenças populares e mandingas Os chamados “profetas da chuva” se reúnem neste sábado (14) em Quixadá, sertão central do Ceará, para divulgar previsões para o período chuvoso com base em elementos da natureza. Três deles antecipam as previsões e dizem que a estação chuvosa será boa para os agricultores do Ceará e do Nordeste. Baseados em observações da natureza, insetos, movimento dos pássaros, do vento, casinhas de João de Barro, a aderência da casca de algumas espécies de árvores, montes de sal, e até o estudo das nuvens, depois de períodos de abstinência sexual, eles arriscam seus palpites para 2012. Tentam acertar para esse ano mais do que as previsões para o ano passado, mas confessam, a natureza está nos enganando,mandam sinais que determinam previsões nem sempre precisas. O encontro reúne 32 profetas populares. São muitas as crenças cultivadas. Colecionei algumas... -Não se deve costurar roupa no corpo de uma pessoa, por que essa pessoa pode morrer muito breve, "só se costura no corpo mortalha de defunto". Se for necessário, proceder a costura dizendo "eu te coso vivo e não morto". -Dormir com os pés virados para a porta da rua é agouro de morte. -Doente que muda de cabeceira na cama está às portas da morte. -Dormir sobre a mesa chama a morte. -Treze pessoas sentadas à mesa ocasionará a morte de uma delas, geralmente da última que chegou. -Cachorro que uiva à noite, coruja que pia em cima da casa, ou borboleta preta (bruxa) entrando na residência é sinal que a morte anda rondando alguém da família. -Urinar contra o vento dá gonorréia. -A urina do sapo cega. -Mijar em cima de tijolo quente é bom para urina presa (anúria). -Uma ferradura afixada numa porta evita que a doença entre na casa. -Encharcar um pedaço de pão com a saliva de criança acometida de coqueluche e dando-o para um cão comer, a doença transfere-se para o animal. -Matar um grilo traz azar. -Matar um urubu atrasa a vida. -Um colar feito com sete cabeças de alho previne contra o mau-olhado. -É mau agouro colocar tições em forma de cruz no fogo. -Para obter um sono leve basta colocar sob o travesseiro um esporão de quero-quero. -Menino que brinca com fogo, mija na cama. -Urinar na água é o mesmo que mijar na cara da madrinha. -Botar sal no fogo é atraso na vida. -Cobra não morde mulher menstruada porque, se o fizer, morrerá. -Mulher grávida não deve portar uma chave no seio, pois se assim proceder, a criança pode nascer com lábio leporino. -Se a gestante apresentar a barriga arredondada, nascerá uma mulher; se mostrar-se pontuda, virá um homem. -Pendurando-se uma aliança em fio de cabelo da gestante, se o seu movimento for para a frente e para trás, virá um menino; se for lateral, nascerá uma menina. -Não se devem cortar as unhas aos bebés com a tesoura, pois se o fizerem custa-lhes a falar. Devem ser cortadas com os dentes da mãe. - As crianças não devem beijar um espelho porque lhes custará a falar. Assim como também não se devem beijar duas crianças que ainda não falam. - Para terem boa memória as crianças devem comer salsa crua. - Para tirar o medo às crianças devem comer a crista de um galo atrás da porta da entrada da casa. - Quando a criança troca o sono e dorme de dia em vez de noite, a madrinha vai à fonte com o cântaro à cabeça e rodilha, leva uma camisinha da criança. A madrinha tem que ir à fonte por um caminho e regressar por outro. - A mãe não deve beber quando amamenta o filho, ou amamentar o filho após ter tido relações com o marido se não a criança fica com a “gota” que é uma doença da articulação. Essa doença será curada se queimarem toda a roupa da criança. - Não se deve olhar para uma saramela (fui pesquisar! Salamandra) com a boca aberta, porque os dentes ficam escuros. “ Se mostrar os teus dentes á saramela ficará com eles da cor delas”. - Não se deve coser no dia de S.Pedro de Rates (fui pesquisar! 26 de abril) porque se o fizerem as crianças e as crias dos animais nascem defeituosos. Também não se deve cortar com tesouras ou facas no dia de Santos Inocentes (27 e 29 de dezembro), porque as crianças e as crias dos animais nascem deficientes. - Não se deve lavar roupa, cangar gado ou mexer na terra no dia de S.Pedro de Rates (26 de abril), se não os ratos roem emagrecer a roupa toda, os produtos lançados a terra e podem roer as pessoas. - Não se deve lavar roupa no dia de Santa Vera Cruz (não sei qual a data da liturgia) porque a roupa ficará manchada da cor do sangue. - Não se devem contar as estrelas e apontar para elas porque senão nascem cravos. Também não devem contar os cravos a outra pessoa senão ficam com eles. - Para o cabelo crescer devem lavá-lo com água de tremoços. - No dia de S. João ( 24 de junho) de manhã cedo em jejum devem espontar cabelo e ir pô-lo numa silva verde que está a crescer para que ele também cresça. - No 1º dia de Março as crianças devem pôr uma fitinha vermelha no braço ou usar uma peça de roupa vermelha para que o sol durante o ano não as queime. - Se o galo cantar fora de horas no poleiro morrerá o dono. - Se um cão uivar, um mocho piar, ou uma borboleta andar à volta da luz irá morrer alguma pessoa de família ou do seu meio. - Se estiverem treze pessoas à mesa, morre a mais velha ou a mais nova. - Acreditam que as crianças em que no dia do batismo a madrinha ou o padrinho não dizem todas as palavras do credo, mais tarde verão a procissão dos defuntos. - Quem plantar uma nogueira, morre quando ela atingir a grossura da pessoa. - Uma criança não se deve medir ao lado da outra porque senão a mais alta espera pela mais baixa. Interrompe o seu crescimento. - Não se deve cortar o cabelo das crianças antes delas falarem, senão ficarão mudas. - Não se devem festejar os anos antes do dia do aniversário, se não a pessoa morre. - Se se vestir a roupa do avesso, é sinal que se irá receber uma prenda. - Se um cão “urinar” à nossa frente é sinal que vamos receber correio. - Se duas pessoas se cruzarem num caminho duas vezes não morrem nesse ano. - Se varrer os pés com a vassoura a pessoa não casa. - Se deitar a água de lavar o corpo fora, depois de escurecer, deita-se a fortuna fora. - Para saber se a mulher traz no ventre menino ou menina, pergunte-lhe inesperadamente o que tem na mão. Ela naturalmente estende as mãos. Se as costas das mãos ficam viradas para cima é menino, se ficam as palmas é menina. - Se a barriga da mulher é em bico (empina) é rapaz, se crescer alargando as ancas é rapariga. - Se a mulher grávida não comer o que desejar a criança pode nascer morta e de boca aberta. - As crianças concebidas ou nascidas, durante a lua cheia ou durante o quarto crescente, são mais fortes e mais inteligentes. - Se a mulher grávida cheirar flores a criança nasce com a marca dessas flores no corpo. - Se a mulher grávida comer polvo a criança nascerá com ossos fracos. - Se a mulher grávida beijar ou tocar uma pessoa morta , a criança nascerá muda. - Se a mulher grávida virar a cabeça ou olhar par trás na elevação da hóstia, a criança terá mau olhado. - Se a mulher grávida tiver “pano” na cara a criança será bonita. - Quando a criança nasce, mete- se- lhe mel na boca para não ser pessoa “fofoqueira”, para saber guardar segredos. - Para que a criança seja esperta colocar azeite na boca ao nascer. - O umbigo da criança deve ser queimado para que os ratos não fujam com ele, senão a criança fica “desinquieta” (traquina ). - Se uma criança passar por baixo das pernas de um adulto, deve voltar a passar no sentido contrário, senão a criança não cresce mais. - As crianças não devem passar por baixo da mesa senão não crescem mais. - Se uma moça rapar a panela chove no dia do seu casamento. - Chuva no dia do casamento é benção de Deus. - Na noite do casamento o primeiro dos noivos a apagar a luz, morre primeiro. - No dia do batismo a madrinha ao vir da igreja para casa não deve vir pelo mesmo caminho para que a criança não fique bobo, ingênuo, simplório. - Uma criança não batizada , só deve sair à noite com o chapéu do pai na cabeça para a livrar do mau olhado. - Não se deve abrir o guarda-chuva dentro de casa senão dá azar na vida. Só para garantir, um espantalho que afaste o que não queremos por perto...

 

* Crenças populares e mandingas Os chamados “profetas da chuva” se reúnem neste sábado (14) em Quixadá, sertão central do Ceará, para divulgar previsões para o período chuvoso com base em elementos da natureza. Três deles antecipam as previsões e dizem que a estação chuvosa será boa para os agricultores do Ceará e do Nordeste. Baseados em observações da natureza, insetos, movimento dos pássaros, do vento, casinhas de João de Barro, a aderência da casca de algumas espécies de árvores, montes de sal, e até o estudo das nuvens, depois de períodos de abstinência sexual, eles arriscam seus palpites para 2012. Tentam acertar para esse ano mais do que as previsões para o ano passado, mas confessam, a natureza está nos enganando,mandam sinais que determinam previsões nem sempre precisas. O encontro reúne 32 profetas populares. São muitas as crenças cultivadas. Colecionei algumas... -Não se deve costurar roupa no corpo de uma pessoa, por que essa pessoa pode morrer muito breve, "só se costura no corpo mortalha de defunto". Se for necessário, proceder a costura dizendo "eu te coso vivo e não morto". -Dormir com os pés virados para a porta da rua é agouro de morte. -Doente que muda de cabeceira na cama está às portas da morte. -Dormir sobre a mesa chama a morte. -Treze pessoas sentadas à mesa ocasionará a morte de uma delas, geralmente da última que chegou. -Cachorro que uiva à noite, coruja que pia em cima da casa, ou borboleta preta (bruxa) entrando na residência é sinal que a morte anda rondando alguém da família. -Urinar contra o vento dá gonorréia. -A urina do sapo cega. -Mijar em cima de tijolo quente é bom para urina presa (anúria). -Uma ferradura afixada numa porta evita que a doença entre na casa. -Encharcar um pedaço de pão com a saliva de criança acometida de coqueluche e dando-o para um cão comer, a doença transfere-se para o animal. -Matar um grilo traz azar. -Matar um urubu atrasa a vida. -Um colar feito com sete cabeças de alho previne contra o mau-olhado. -É mau agouro colocar tições em forma de cruz no fogo. -Para obter um sono leve basta colocar sob o travesseiro um esporão de quero-quero. -Menino que brinca com fogo, mija na cama. -Urinar na água é o mesmo que mijar na cara da madrinha. -Botar sal no fogo é atraso na vida. -Cobra não morde mulher menstruada porque, se o fizer, morrerá. -Mulher grávida não deve portar uma chave no seio, pois se assim proceder, a criança pode nascer com lábio leporino. -Se a gestante apresentar a barriga arredondada, nascerá uma mulher; se mostrar-se pontuda, virá um homem. -Pendurando-se uma aliança em fio de cabelo da gestante, se o seu movimento for para a frente e para trás, virá um menino; se for lateral, nascerá uma menina. -Não se devem cortar as unhas aos bebés com a tesoura, pois se o fizerem custa-lhes a falar. Devem ser cortadas com os dentes da mãe. - As crianças não devem beijar um espelho porque lhes custará a falar. Assim como também não se devem beijar duas crianças que ainda não falam. - Para terem boa memória as crianças devem comer salsa crua. - Para tirar o medo às crianças devem comer a crista de um galo atrás da porta da entrada da casa. - Quando a criança troca o sono e dorme de dia em vez de noite, a madrinha vai à fonte com o cântaro à cabeça e rodilha, leva uma camisinha da criança. A madrinha tem que ir à fonte por um caminho e regressar por outro. - A mãe não deve beber quando amamenta o filho, ou amamentar o filho após ter tido relações com o marido se não a criança fica com a “gota” que é uma doença da articulação. Essa doença será curada se queimarem toda a roupa da criança. - Não se deve olhar para uma saramela (fui pesquisar! Salamandra) com a boca aberta, porque os dentes ficam escuros. “ Se mostrar os teus dentes á saramela ficará com eles da cor delas”. - Não se deve coser no dia de S.Pedro de Rates (fui pesquisar! 26 de abril) porque se o fizerem as crianças e as crias dos animais nascem defeituosos. Também não se deve cortar com tesouras ou facas no dia de Santos Inocentes (27 e 29 de dezembro), porque as crianças e as crias dos animais nascem deficientes. - Não se deve lavar roupa, cangar gado ou mexer na terra no dia de S.Pedro de Rates (26 de abril), se não os ratos roem a roupa toda, os produtos lançados a terra e podem roer as pessoas. - Não se deve lavar roupa no dia de Santa Vera Cruz (não sei qual a data da liturgia) porque a roupa ficará manchada da cor do sangue. - Não se devem contar as estrelas e apontar para elas porque senão nascem cravos. Também não devem contar os cravos a outra pessoa senão ficam com eles. - Para o cabelo crescer devem lavá-lo com água de tremoços. - No dia de S. João ( 24 de junho) de manhã cedo em jejum devem espontar cabelo e ir pô-lo numa silva verde que está a crescer para que ele também cresça. - No 1º dia de Março as crianças devem pôr uma fitinha vermelha no braço ou usar uma peça de roupa vermelha para que o sol durante o ano não as queime. - Se o galo cantar fora de horas no poleiro morrerá o dono. - Se um cão uivar, um mocho piar, ou uma borboleta andar à volta da luz irá morrer alguma pessoa de família ou do seu meio. - Se estiverem treze pessoas à mesa, morre a mais velha ou a mais nova. - Acreditam que as crianças em que no dia do batismo a madrinha ou o padrinho não dizem todas as palavras do credo, mais tarde verão a procissão dos defuntos. - Quem plantar uma nogueira, morre quando ela atingir a grossura da pessoa. - Uma criança não se deve medir ao lado da outra porque senão a mais alta espera pela mais baixa. Interrompe o seu crescimento. - Não se deve cortar o cabelo das crianças antes delas falarem, senão ficarão mudas. - Não se devem festejar os anos antes do dia do aniversário, se não a pessoa morre. - Se se vestir a roupa do avesso, é sinal que se irá receber uma prenda. - Se um cão “urinar” à nossa frente é sinal que vamos receber correio. - Se duas pessoas se cruzarem num caminho duas vezes não morrem nesse ano. - Se varrer os pés com a vassoura a pessoa não casa. - Se deitar a água de lavar o corpo fora, depois de escurecer, deita-se a fortuna fora. - Para saber se a mulher traz no ventre menino ou menina, pergunte-lhe inesperadamente o que tem na mão. Ela naturalmente estende as mãos. Se as costas das mãos ficam viradas para cima é menino, se ficam as palmas é menina. - Se a barriga da mulher é em bico (empina) é rapaz, se crescer alargando as ancas é rapariga. - Se a mulher grávida não comer o que desejar a criança pode nascer morta e de boca aberta. - As crianças concebidas ou nascidas, durante a lua cheia ou durante o quarto crescente, são mais fortes e mais inteligentes. - Se a mulher grávida cheirar flores a criança nasce com a marca dessas flores no corpo. - Se a mulher grávida comer polvo a criança nascerá com ossos fracos. - Se a mulher grávida beijar ou tocar uma pessoa morta , a criança nascerá muda. - Se a mulher grávida virar a cabeça ou olhar par trás na elevação da hóstia, a criança terá mau olhado. - Se a mulher grávida tiver “pano” na cara a criança será bonita. - Quando a criança nasce, mete- se- lhe mel na boca para não ser pessoa “fofoqueira”, para saber guardar segredos. - Para que a criança seja esperta colocar azeite na boca ao nascer. - O umbigo da criança deve ser queimado para que os ratos não fujam com ele, senão a criança fica “desinquieta” (traquina ). - Se uma criança passar por baixo das pernas de um adulto, deve voltar a passar no sentido contrário, senão a criança não cresce mais. - As crianças não devem passar por baixo da mesa senão não crescem mais. - Se uma moça rapar a panela chove no dia do seu casamento. - Chuva no dia do casamento é benção de Deus. - Na noite do casamento o primeiro dos noivos a apagar a luz, morre primeiro. - No dia do batismo a madrinha ao vir da igreja para casa não deve vir pelo mesmo caminho para que a criança não fique bobo, ingênuo, simplório. - Uma criança não batizada , só deve sair à noite com o chapéu do pai na cabeça para a livrar do mau olhado. - Não se deve abrir o guarda-chuva dentro de casa senão dá azar na vida. Só para garantir, um espantalho que afaste o que não queremos por perto..
* Crenças populares e mandingas Os chamados “profetas da chuva” se reúnem neste sábado (14) em Quixadá, sertão central do Ceará, para divulgar previsões para o período chuvoso com base em elementos da natureza. Três deles antecipam as previsões e dizem que a estação chuvosa será boa para os agricultores do Ceará e do Nordeste. Baseados em observações da natureza, insetos, movimento dos pássaros, do vento, casinhas de João de Barro, a aderência da casca de algumas espécies de árvores, montes de sal, e até o estudo das nuvens, depois de períodos de abstinência sexual, eles arriscam seus palpites para 2012. Tentam acertar para esse ano mais do que as previsões para o ano passado, mas confessam, a natureza está nos enganando,mandam sinais que determinam previsões nem sempre precisas. O encontro reúne 32 profetas populares. São muitas as crenças cultivadas. Colecionei algumas... -Não se deve costurar roupa no corpo de uma pessoa, por que essa pessoa pode morrer muito breve, "só se costura no corpo mortalha de defunto". Se for necessário, proceder a costura dizendo "eu te coso vivo e não morto". -Dormir com os pés virados para a porta da rua é agouro de morte. -Doente que muda de cabeceira na cama está às portas da morte. -Dormir sobre a mesa chama a morte. -Treze pessoas sentadas à mesa ocasionará a morte de uma delas, geralmente da última que chegou. -Cachorro que uiva à noite, coruja que pia em cima da casa, ou borboleta preta (bruxa) entrando na residência é sinal que a morte anda rondando alguém da família. -Urinar contra o vento dá gonorréia. -A urina do sapo cega. -Mijar em cima de tijolo quente é bom para urina presa (anúria). -Uma ferradura afixada numa porta evita que a doença entre na casa. -Encharcar um pedaço de pão com a saliva de criança acometida de coqueluche e dando-o para um cão comer, a doença transfere-se para o animal. -Matar um grilo traz azar. -Matar um urubu atrasa a vida. -Um colar feito com sete cabeças de alho previne contra o mau-olhado. -É mau agouro colocar tições em forma de cruz no fogo. -Para obter um sono leve basta colocar sob o travesseiro um esporão de quero-quero. -Menino que brinca com fogo, mija na cama. -Urinar na água é o mesmo que mijar na cara da madrinha. -Botar sal no fogo é atraso na vida. -Cobra não morde mulher menstruada porque, se o fizer, morrerá. -Mulher grávida não deve portar uma chave no seio, pois se assim proceder, a criança pode nascer com lábio leporino. -Se a gestante apresentar a barriga arredondada, nascerá uma mulher; se mostrar-se pontuda, virá um homem. -Pendurando-se uma aliança em fio de cabelo da gestante, se o seu movimento for para a frente e para trás, virá um menino; se for lateral, nascerá uma menina. -Não se devem cortar as unhas aos bebés com a tesoura, pois se o fizerem custa-lhes a falar. Devem ser cortadas com os dentes da mãe. - As crianças não devem beijar um espelho porque lhes custará a falar. Assim como também não se devem beijar duas crianças que ainda não falam. - Para terem boa memória as crianças devem comer salsa crua. - Para tirar o medo às crianças devem comer a crista de um galo atrás da porta da entrada da casa. - Quando a criança troca o sono e dorme de dia em vez de noite, a madrinha vai à fonte com o cântaro à cabeça e rodilha, leva uma camisinha da criança. A madrinha tem que ir à fonte por um caminho e regressar por outro. - A mãe não deve beber quando amamenta o filho, ou amamentar o filho após ter tido relações com o marido se não a criança fica com a “gota” que é uma doença da articulação. Essa doença será curada se queimarem toda a roupa da criança. - Não se deve olhar para uma saramela (fui pesquisar! Salamandra) com a boca aberta, porque os dentes ficam escuros. “ Se mostrar os teus dentes á saramela ficará com eles da cor delas”. - Não se deve coser no dia de S.Pedro de Rates (fui pesquisar! 26 de abril) porque se o fizerem as crianças e as crias dos animais nascem defeituosos. Também não se deve cortar com tesouras ou facas no dia de Santos Inocentes (27 e 29 de dezembro), porque as crianças e as crias dos animais nascem deficientes. - Não se deve lavar roupa, cangar gado ou mexer na terra no dia de S.Pedro de Rates (26 de abril), se não os ratos roem a roupa toda, os produtos lançados a terra e podem roer as pessoas. - Não se deve lavar roupa no dia de Santa Vera Cruz (não sei qual a data da liturgia) porque a roupa ficará manchada da cor do sangue. - Não se devem contar as estrelas e apontar para elas porque senão nascem cravos. Também não devem contar os cravos a outra pessoa senão ficam com eles. - Para o cabelo crescer devem lavá-lo com água de tremoços. - No dia de S. João ( 24 de junho) de manhã cedo em jejum devem espontar cabelo e ir pô-lo numa silva verde que está a crescer para que ele também cresça. - No 1º dia de Março as crianças devem pôr uma fitinha vermelha no braço ou usar uma peça de roupa vermelha para que o sol durante o ano não as queime. - Se o galo cantar fora de horas no poleiro morrerá o dono. - Se um cão uivar, um mocho piar, ou uma borboleta andar à volta da luz irá morrer alguma pessoa de família ou do seu meio. - Se estiverem treze pessoas à mesa, morre a mais velha ou a mais nova. - Acreditam que as crianças em que no dia do batismo a madrinha ou o padrinho não dizem todas as palavras do credo, mais tarde verão a procissão dos defuntos. - Quem plantar uma nogueira, morre quando ela atingir a grossura da pessoa. - Uma criança não se deve medir ao lado da outra porque senão a mais alta espera pela mais baixa. Interrompe o seu crescimento. - Não se deve cortar o cabelo das crianças antes delas falarem, senão ficarão mudas. - Não se devem festejar os anos antes do dia do aniversário, se não a pessoa morre. - Se se vestir a roupa do avesso, é sinal que se irá receber uma prenda. - Se um cão “urinar” à nossa frente é sinal que vamos receber correio. - Se duas pessoas se cruzarem num caminho duas vezes não morrem nesse ano. - Se varrer os pés com a vassoura a pessoa não casa. - Se deitar a água de lavar o corpo fora, depois de escurecer, deita-se a fortuna fora. - Para saber se a mulher traz no ventre menino ou menina, pergunte-lhe inesperadamente o que tem na mão. Ela naturalmente estende as mãos. Se as costas das mãos ficam viradas para cima é menino, se ficam as palmas é menina. - Se a barriga da mulher é em bico (empina) é rapaz, se crescer alargando as ancas é rapariga. - Se a mulher grávida não comer o que desejar a criança pode nascer morta e de boca aberta. - As crianças concebidas ou nascidas, durante a lua cheia ou durante o quarto crescente, são mais fortes e mais inteligentes. - Se a mulher grávida cheirar flores a criança nasce com a marca dessas flores no corpo. - Se a mulher grávida comer polvo a criança nascerá com ossos fracos. - Se a mulher grávida beijar ou tocar uma pessoa morta , a criança nascerá muda. - Se a mulher grávida virar a cabeça ou olhar par trás na elevação da hóstia, a criança terá mau olhado. - Se a mulher grávida tiver “pano” na cara a criança será bonita. - Quando a criança nasce, mete- se- lhe mel na boca para não ser pessoa “fofoqueira”, para saber guardar segredos. - Para que a criança seja esperta colocar azeite na boca ao nascer. - O umbigo da criança deve ser queimado para que os ratos não fujam com ele, senão a criança fica “desinquieta” (traquina ). - Se uma criança passar por baixo das pernas de um adulto, deve voltar a passar no sentido contrário, senão a criança não cresce mais. - As crianças não devem passar por baixo da mesa senão não crescem mais. - Se uma moça rapar a panela chove no dia do seu casamento. - Chuva no dia do casamento é benção de Deus. - Na noite do casamento o primeiro dos noivos a apagar a luz, morre primeiro. - No dia do batismo a madrinha ao vir da igreja para casa não deve vir pelo mesmo caminho para que a criança não fique bobo, ingênuo, simplório. - Uma criança não batizada , só deve sair à noite com o chapéu do pai na cabeça para a livrar do mau olhado. - Não se deve abrir o guarda-chuva dentro de casa senão dá azar na vida. Só para garantir, um espantalho que afaste o que não queremos por perto...

Posted by DJ BURP | às 12:38

0 comentários:

Postar um comentário