DESCOBERTAS:

Geólogos descobrem vulcão extinto no Paraná
Um centro de erupção vulcânica exposta na Pedreira Pauluk, em Cruz Machado, região Sul do Estado, foi descoberto pelos geólogos Edir Edemir Arioli e Otavio Boni Licht, da Mineropar. Diz a lenda, que Apucarana também teria pelo menos um desses "extintos" abaixo da catedral...
A Mineropar, nota que 60% do território do Estado do Paraná é formado por rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral e ainda não havia sido identificado um centro eruptivo no território.
De acordo com os geólogos, tanto o centro descoberto como todo o processo de erupção do Grupo Serra Geral são extintos e não representam risco.
O centro de erupção tem 134,7 milhões de anos. Os geólogos identificaram a idade aproximada com base em um estudo feito no ano passado pelos pesquisadores David Thiede e Paulo Vasconcelos, da Universidade de Queensland (Austrália).
“Até então, não se sabia como as lavas do Grupo Serra Geral chegaram à superfície. Elas vêm de 30 a 50 quilômetros de profundidade”, disse Licht.
Segundo os geólogos, o processo de erupção que se imaginava no Grupo Serra Geral era parecido com o vulcanismo que acontece atualmente no Havaí. Naquele país, vulcões como o Kilauea são caldeiras de baixa expressão topográfica e com vulcanismo não explosivo.
Arioli e Licht estão propondo, em seus estudos, um modelo alternativo para o estilo de vulcanismo do Grupo Serra Geral, que é conhecido como hidrovulcanismo, um fenômeno vulcânico e explosivo. Segundo Licht, este modelo origina-se pelo contato do magma com a água e, consequentemente, com a alta produção de vapor ainda em profundidade, resultando em um processo explosivo à superfície.
Arioli explica que, identificando este modelo alternativo de vulcanismo, pode-se contribuir para um melhor entendimento da origem e importância econômica das ocorrências de minerais metálicos como cobre, outro, prata e platinóides.
Da Agência Estadual de Notícias
Apucarana - Ao abordarmos esse assunto pela cidade de Apucarana, é comum alguém dizendo que ouvir por aí que a cidade teria pelo menos um vulcão. Segundo dizem, um estaria no Zona Sul da cidade e outro abaixo da Catedral, no centro.
Realidades à parte, a cidade deixa suspeitas por conta da sua topografia e faz alimentar os boatos. "Imagina agora depois dessa descoberta, aí sim é que fica suspeita mesmo", disse um cidadão à nossa reportagem.

Posted by DJ BURP | às 16:52

1 comentários:

Postar um comentário