ORIGEM DA VIDA


 Panspermia Cósmica

Fonte: astrobioloblog.wordpress.com

A panspermia cósmica foi proposta em 1903 pelo químico sueco, Svante August Arrhenius (1859-1927). Essa hipótese supõe que a Terra teria sido contaminada em tempos remotos, por microrganismos oriundos do espaço, denominados cosmozoários. Essa hipótese, também conhecida como extraterrestre, propõe que os primeiros seres vivos chegaram à Terra, em fragmentos de meteoritos e poeira espacial. Por mecanismo ainda não bem explicados, esporos bacterianos ou mesmo bactérias alienígenas teriam sido transportados até a superfície terrestre. Uma vez na superfície, esses organismos teriam encontrado um ambiente favorável, passando a se desenvolver até os dias de hoje.
A panspermia tem sido alvo de muitas críticas, uma vez que as formas de vida conhecidas resistiram às dificuldades, sem proteção adequada, às adversidades cósmicas, tais como as grandes variações térmicas e as radiações mortais de alta intensidade. Além disso, o panspermismo não explica a origem da vida em si; apenas transfere o problema da Terra para outro ponto qualquer do Universo.
A teoria da panspermia encontra-se, ao menos hoje, desacreditada junto à ciência, mesmo havendo dados suficientes para confirmar a afirmação de que a estrutura da matéria no universo é, assim como a matéria no nosso sistema solar, igualmente descrita pela nossa tabela periódica, e para confirmar a afirmação de que há possibilidade de a vida desenvolver-se também em outros sistemas planetários que não o nosso. O descrédito atrela-se sobretudo ao fato de essa hipótese simplesmente transferir para lugares remotos do universo a questão sobre a abiogênese química da vida; ao passo que, factualmente verificável, tem-se ciência de que a vida desenvolveu-se e prosperou, até o momento, apenas na Terra.

Criacionismo X Evolucionismo X Panspermia Cósmica. Em qual você acredita?


Dentre as várias teses que tentam explicar o surgimento do mundo, essas são as mais famosas:
Criacionismo: "É a tese religiosa que diz que o surgimento de tudo foi feito por um agente sobrenatural (Deus)".
Evolucionismo: "É a tese mais "profunda" de todas, proposta por Darwin, no começo o estudo foi muito precário, diziam que os seres nasciam de coisas sem vida (abiogênese), que foi quebrada por Redi, que disse que toda a vida surge de outra preexistente, para essa conclusão Redi realizou vários experimentos, conhecido como tese Biogênese, mas tudo isso levou uma questão: "Como teria surgido o 1º ser vivo?", depois vem as teses "autotróficas" (seres que fabricam o próprio alimento) e "heterotróficas" (seres que se alimentam de outros).
Panspermia Cósmica: "É a tese que diz que a vida veio do espaço, precisamente de meteoritos, já que neles haviam bactérias, que são seres autotróficos, e pegando um pouco dessa tese, a revista "Superinteressante" disse que pra que haja vida em Marte, além de outras coisas, também tem que ter bactérias."

Panspermia

é apenas um dos planetas que recebeu essa semente, que se propagou com o passar do tempo, dando origem a todos as formas vivas existentes hoje.
Anterior à Panspermia, a teoria aceita era a de Geração Espontânea, que defendia que a vida era oriunda de matéria desprovida de vida. Depois de vários estudos científicos, a abiogênese (do grego, a = sem, bio = vida, gênese = origem, “origem não biológica”) foi derrubada, hoje sabemos que a vida é somente procedente de matéria viva.
Segundo a teoria da Panspermia, formulada pelo físico sueco Arrhenius, a Terra teria sofrido uma inseminação por organismos, partículas provenientes de espaços externos ao planeta, chegando à Terra através de poeira cósmico ou meteoritos. O argumento apresentado para tal hipótese é a presença de matéria orgânica em meteoritos encontrados na Terra, como certos tipos de aminoácidos, formaldeído, álcool etílico, tese que foi contradita pelo fato de não ser admitida a sobrevivência de microrganismos a temperaturas tão diferentes da qual são procedentes. Além disso, tais moléculas podem se arranjar de maneira natural no ambiente, sem ter, para isso, qualquer influência biológica.
A Panspermia deu origem a duas novas vertentes: a Nova Panspermia e a Panspermia Dirigida. A primeira, estabelecida pelos cientistas Fred Hoyle juntamente com Chandra Wickramasinghe, defendia que vida foi disseminada não só pela Terra, mas por todo o Universo, e que esses “esporos de vida” lançados nos planetas, já eram dotados de “comandos” que seriam responsáveis pelo seu desenvolvimento. Nessa teoria, ainda, os vírus são mencionados como organismos vindos do espaço, advindos de outros planetas. Em estudos de poeira interestelar, cientistas encontraram polímeros orgânicos que muito têm em comum com a celulose, mais um indício de que a vida poderia sim, ter origem cósmica.
Já a Panspermia Dirigida, proposta pelos cientistas Francas Circo e Lesei Orle, afirma que seres de outras galáxias, dotados de uma inteligência relativamente superior à nossa, teriam colonizado a Terra e vários outros planetas também, deixando em cada uma dessas colônias, determinadas moléculas orgânicas e elementos como o molibdênio, elemento raro na Terra e de grande importância para o bom funcionamento das enzimas essenciais ao metabolismo dos seres vivos.
Tais teorias geraram discussões acaloradas pela comunidade científica, e, embora a Panspermia seja irrefutável, não se chegou, até hoje, a uma conclusão acerca da origem da vida no nosso planeta, e ainda, se há ou não vida em outros planetas do Sistema Solar.

Posted by DJ BURP | às 09:18

0 comentários:

Postar um comentário