FILMES DE TERROR


A História dos Filmes de Terror
Como os cineastas nos assustam desde 1896


A História dos Filmes de Terror:
Os filmes de terror são um gênero extremamente popular no cinema. Feitos com baixo orçamento, as vezes conseguem uma boa bilheteria, sucesso duradouro e ainda deixam produtos rentáveis em sua trilha.
Um exemplo disso é a trilogia “Pânico”, que virou referência de filme de terror, originou uma série de sátira a filmes do gênero (Todo mundo em Pânico) e ainda lançou a fantasia que se tornaria popular em festas e eventos a fantasia.
O primeiro filme de terror foi filmado por Georges Mèliès em 1896, e dura cerca de dois minutos. Parece pouco, mas foi tempo suficiente para contar a história de um homem que entra na casa do diabo e sofre com ilusões. O nome do filme é sugestivo: “A Mansão do Diabo”.
Depois disso, os filmes de terror acabaram virando oficinas para que cineastas inexperientes aprendessem técnicas novas. Os filmes eram adaptados de clássicos da literatura, como Frankstein e Drácula.
Os tipos de terror
 

Elementos
Existem tipos básicos de filmes de terror, como se fossem “escolas” de cinema. Neles existem elementos definidos que sempre estão presentes, caracterizando a obra como de um ou outro estilo.
O terror trash geralmente conta a história de zumbis que por algum motivo saem comendo meio mundo. Este tipo raramente é exibido no cinema, e é também conhecido como “terrir” – um filme que de tão ruim, faz a pessoa rir mais do que ter medo. Animais sobrenaturais ou mutantes (aí vai uma longa lista de jacarés, cobras e outros bichos alterados geneticamente ou devido à produtos químicos) também estão presentes.
O sobrenatural é um tema freqüentemente abordado nos filmes. Fatos como vida após a morte, espíritos do mal e interação entre homens e seres do além são reproduzidos em filmes como “Carrie, a Estranha” (filme em que uma adolescente possui poderes paranormais).
Monstros e psicopatas

Tortura
Falando de terror, não há como esquecer os monstros e psicopatas. Resumindo, qualquer ser que saia matando indiscriminadamente nas telinhas. “Tubarão”, “O Massacre da Serra Elétrica” e “Sexta-Feira 13” são exemplos deste tipo de filme.
O sucesso de “Sexta-Feira 13” foi tanto que o filme ganhou várias continuações, completando uma coleção com mais de 10 filmes!
A tortura também se tornou um tema recorrente nos filmes de terror – longas como “Jogos Mortais” mostram como as pessoas gostam de ver seus semelhantes serem torturados por seres sem nenhuma sanidade mental.
E por fim temos o gênero asiático, bem diferente dos filmes de terror filmados nos Estados Unidos. Nos filmes asiáticos, não tem muito sangue jorrando ou monstros assustadores: o que interessa é o terror psicológico, que faz com que a pessoa sinta um terrível frio na espinha toda vez que vai passar por um corredor escuro.

 
Os filmes de horror baseados em fatos reais:

Táticas de marketing no cinema são essenciais para que produtores vendam seu peixe e garantam o interesse do público. Ao longo dos anos, estas táticas evoluíram e novos métodos agressivos foram sendo introduzidos, dentre eles os filmes “baseados em fatos reais”. Apesar de alguns realmente fazerem jus à tagline, outros apenas tomam uma leve inspiração ou mesmo recriam completamente alguma história ou lenda apartir de relatos prévios. O “reais” de “baseado em fatos reais” normalmente é bastante questionável já que os próprios fatos não-ficcionais podem sofrer adultérios ou mesmo possam ser boatos completamente falsos, tornando novelizações baseadas neles pura ficção antes mesmo de serem feitas.
O poder de garantir que tal longa é baseado em fatos reais sobre nós, os espectadores, promove um interesse maior, já que garante que aquilo é apenas uma recriação de fatos que poderiam acontecer comigo, com você ou quem quer que assista tal filme. No cinema de horror, este “poder” é ainda maior já que se tratam de casos normalmente mexendo com o sobrenatural ou as facetas mais sombrias da natureza humana, sucitando um misto de curiosidade e espanto por fatos que aconteceram no “nosso mundo” e não são apenas obras da cabeça de algum diretor maluco ou escritor perturbado.
Vejamos quais filmes, dentro desta idéia, que podem ser considerados os mais marcantes e interessantes:
Gothic (1986)



A História do filme: 
Este onírico, metafórico e provocante filme, dirigido pelo genial e controverso cineasta britânico Ken Russel, conta a história de Lord Byron (Gabriel Byrne) que convida o poeta Percy Shelley e sua noiva, Mary, junto de sua meia-irmã Claire e o médico de Byron, John Polidori para uma noite em sua mansão na Suiça. Eles contam histórias de fantasmas durante a noite e começam a presenciar eventos sobrenaturais da qual julgam manifestações físicas de seus próprios medos.
A História real:
Em 1816, Percy Shelley e sua futura esposa visitaram Byron em sua mansão. Devido ao dia chuvoso, ficaram dentro da casa conversando sobre possibilidades de reanimação dos mortos e contando histórias de fantasmas alemãs. Byron sugeriu que cada um escrevesse um conto sobre o sobrenatural. Desta sugestão, nasceram “Frankenstein” e o que depois se tornaria “The Vampyre”, escrito por Byron e readaptado por John Polidori.
A Sombra do Vampiro (2000)













A história do filme:
No debut de Elias Merhige como diretor de grandes produções (após a explosão do seu estranho e cultuado “Begotten”), “A Sombra do Vampiro” conta a história de Max Schreck (Willem Dafoe) e Murnau na realização do clássico expressionista “Nosferatu”, centrando-se no comportamento bizarro de Schreck, a visão de Murnau sobre o próprio filme e o fato de que acabou por fazer acordo com um vampiro real para atuar como Conde Orlok e garantir o máximo de realismo.
A história real:
Depois das filmagens de Nosferatu, muitas lendas surgiram sobre o comportamento estranho, o metodicismo e a personalidade de Schreck. Muitos que conviveram com o ator, afirmaram que ele se mantinha afastado dos demais, tinha um senso de humor estranho e uma habilidade marcante para atuar em papéis grotescos. Para adicionar mais mistério, o próprio certa vez afirmou que “vivia em um remoto e estranho mundo” e que passava seus dias caminhando por florestas escuras o que, provavelmente, possa ter sido uma brincadeira sobre os rumores que o cercavam.
Enigma do Mal (1981)













A história do filme:
Carla Moran, mãe solteira com três filhos, é assombrada por uma entidade que a agride e abusa sexualmente diversas vezes. Ela recebe ajuda de pesquisadores paranormais, que documentam e tentam prender o espírito que a atormenta.
A história real:
Em 1974, os pesquisadores Kerry Gaynor e Barry Taff investigaram um caso de uma mulher chamada Doris Bither, que vivia na Califórnia e contou ser violentada por uma entidade sobrenatural. Os dois dizem ter presenciado objetos se movendo, luzes que flutuavam pela casa e a aparição de uma silhueta humana mas não chegaram a documentar agressões físicas à mulher. Gaynor reportou que os ataques diminuiram quando Bither se mudou da casa.
Ils (2006)














A história do filme:
Em mais uma rendição da clássica história sobre uma família presa em sua própria casa por assassinos, um casal é ameaçado por um bando de invasores que os assustam fazendo barulhos, ligando a televisão no meio da noite, roubando seu carro e cometendo atos de tortura e violência sem motivos e nem grandes explicações (semelhante à outro filme que se diz baseado em fatos reais, “Os Estranhos”).
A história real:
O plot do filme se baseia no caso de um casal austríaco que foi torturado e morto dentro de sua própria casa por um grupo de três adolescentes. Apesar de não ser uma rendição literal do evento, Ils é fiel à natureza brutal do crime, levantando a questão de que “crianças” podem ser capaz de atos inimagináveis de violência apenas por diversão.
The Hills Have Eyes (1977)


  











A história do filme:
Uma família viajando pelo deserto ao sudoeste americano toma um atalho e acaba se deparando com canibais mutantes que vivem escondidos dentro das cavernas nas colinas.
A história real:
O filme, alegadamente, tem inspiração na lenda de Alexander “Sawney” Bean, um escocês do século 15 ou 16, líder de  um grupo de mais de 40 indivíduos que, supostamente, assassinaram e comeram um número em torno de 1000 pessoas, vivendo em cavernas por 25 anos até serem condenados e mortos por seus crimes. Este famoso caso não apenas inspirou o filme de Wes Craven, como também foi a base para o video nasty britânico “Raw Meat”. Entretanto, a maioria dos historiadores acreditam que Sawney nem mesmo existiu, sendo apenas uma lenda contada pelo povo local.
Henry: Portrait of a Serial Killer (1986)













 A história do filme:
Henry (Michael Rooker) é um serial killer que matou diversas pessoas ao longo de sua vida. Vivendo junto de seu amigo e parceiro de crime, Ottis, ele acaba desenvolvendo um interesse amoroso na irmã do mesmo, enquanto continua praticando atos de crueldade e violência em uma das produções mais realistas e impactante sobre o tema.
A história real:
John Mcnaughton, o diretor e roteirista do longa, se inspirou na vida de Henry Lee Lucas que possuia um cúmplice chamado Ottis Toole e um interesse romântico na sobrinha Frieda Powell. Entretanto, o roteiro foca mais nas confissões de Lucas do que na realidade, já que o assassino aumentou severamente os números de pessoas que matou, em parte porque estas confissões lhe renderiam condições melhores na cadeia. O serial Killer foi condenado por 11 mortes, incluindo a de Powell.
Wolf Creek (2005)













A história do filme:
Duas turistas britânicas e um australiano saem em viajem na Autralia para acampar no parque nacional Wolf Creek. Quando seu carro quebra no meio da estrada, são ajudados por um caminhoneiro, o homem que futuramente irá torturar e executar os três viajantes.
A história real:
Escrito primariamente para ser totalmente ficcional, o roteiro acabou aderindo uma ligação com fatos reais quando seu escritor, Greg Mclean, soube de dois assassinos australianos que atacavam viajantes.
Um deles, Bradley John Murdoch, assassinou um jovem britânico e tentou sequestrar outro, em 2001 quando foi pego. O outro era Ivan Milat que capturava viajantes, oferecendo carona e os levando para a floresta afim de torturá-los. Ambos foram sentenciados a passar o resto da vida na prisão.
Contatos de Quarto Grau (2009)













A história do filme:
Em um a pequena cidade do Alaska, misteriosos desaparecimentos começam a ocorrer e a psicóloga Abigail Emily Tyler decide continuar sua pesquisa com pacientes que sofreram de insônia e amnesia após avistarem uma “coruja branca”. Abigail acaba avistando a misteriosa figura e se envolve em um caso de abduções alienígenas.
A história real:
Em 2005, o FBI enviou detetives para investigar casos em aberto sobre desaparecimentos e mortes em Nome, no Alaska. A conclusão da investigação era que “o excessivo consumo de alcool e o forte inverno na região” eram os motivos para que estes desaparecimentos acontecessem.
O filme fala sobre Abigail como sendo uma pessoa real mas não existe qualquer indício ou registro que comprove a existência de uma psicóloga com o mesmo nome nesta região do Alaska e nem mesmo o periódico científico onde o filme afirma que Abigail divulgava suas descobertas quanto ao caso. Mais neste artigo do site ceticismo aberto.
O Horror de Amityville (1979)













 A história do filme:
A família Lutz se muda para uma casa onde um assassinato em massa ocorreu no ano anterior. Eles se deparam com diversos acontecimentos paranormais, entidades que tentam controlar George Lutz e acabam saindo da casa apenas 28 dias após comprarem.
A história real:
O casal Lutz contratou um escritor profissional para contarem o que viveram durante os dias que estiveram morando em Amityville, o que acabou gerando um best-seller e um dos filmes de horror mais famosos inspirado em um caso não-ficcional. Apesar de muito já ter sido especulado sobre a história e o fato de que a família Defeo realmente fora assassinada na casa, o próprio casal admitiu “por tabela” que a história tinha elementos adicionados para se tornar mais interessante ao leitor e, consequentemente, ao público que assistisse o filme. Mesmo com muitos pontos de interrogação nesta história, o caso Amityville continua despertando interesse e o filme ganhou diversas continuações e um remake, em 2005.
Cannibal Holocaust (1980)













A história do filme:
Um grupo de jornalistas parte para a Amazônia afim de fazer um documentário sobre tribos canibais e acabam sendo vítimas da fúria que despertam nos índios após cometerem atos imorais e violentos contra os nativos. O início do filme mostra um outro grupo de pessoas que foram até o local recolher as fitas e descobrir o que havia acontecido com o grupo anterior, em um estilo documental criado sob medida por Ruggero Deodato.
A história real:
Cannibal Holocaust não é baseado em uma história real e nem tampouco foi promovido como tal mas sua presença aqui é obrigatória porque se trata do primeiro filme a dar um passo à frente e se declarar como sendo a filmagem de um evento que realmente aconteceu. Esta “evolução” do “baseado em fatos reais” é uma tática ainda mais agressiva de marketing que acabou gerando vários frutos, criando alguns dos filmes independentes mais bem sucedidos de todos os tempos.
Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988)













A história do filme:
Dois gêmeos ginecologistas (ambos interpretados por Jeremy Irons)  possuem o hábito de dividir suas conquistas amorosas. Entretanto um deles, Beverly , se apaixona pela última conquista. que acaba por descobrir o esquema entre os irmãos e rompe o namoro. Assim, Beverly acaba se tornando um dependente químico e compromete a vida de seu irmão, neste thriller assinado por David Cronenberg.
A história real:
Em 1975, o corpo de dois gêmeos ginecologistas fora encontrado em um apartamento, já em estado avançado de decomposição. A causa de suas mortes foi motivada pelo vício em barbitúricos, o que os levou a se excluírem socialmente. O por quê de tal ato permanece sem respostas.
O Exorcista (1973)

  











A história do filme:
Uma menina de 12 anos (Linda Blair) começa a apresentar um quadro mental instável, junto de fenômenos como sua cama sacudindo. Após sua mãe a levar em vários especialistas e nenhum apresentar conclusões satisfatórias, a hipótese de que ela está possuída por uma entidade maligna é levada em consideração e dois padres são chamados para realizarem um exorcismo, com o custo de suas próprias vidas.
A história real:
William Peter Blatty leu um artigo reportando um caso de exorcismo em um menino de 13 anos de idade em Maryland no ano de 1949. Apesar de ser uma história bastante adulterada, possívelmente para proteger a família envolvida, foi a inspiração para que Blatty escrevesse o best-seller que resultou em um dos filmes de h0rror mais bem sucedidos. O caso, supostamente real, que inspirou “O Exorcista” não possui nem de perto os detalhes escatológicos e violentos que são descritos no livro e filme.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)













A história do filme:
O filme acompanha o julgamento de um padre pela morte de uma menina chamada Emily Rose, durante um exorcismo. Através de flashbacks, é possível assistir a história de Emily e as manifestações sobrenaturais que se abateram sobre ela.
A história real:
Apesar de mudar os nomes e alguns elementos, o filme é inspirado pelo caso da jovem alemã Anneliese Michel que, em 1968, começou a demonstrar sintomas estranhos como paralisia, auto-flagelação e visões. Em 1975, dois padres performam um exorcismo por 10 meses seguidos até Anneliese morrer de fome em julho de 1976. Os pais da menina e os padres foram julgados por homicídio culposo, sendo sentenciados por 6 meses na cadeia. Fotos da menina e uma suposta gravação de audio podem ser encontrados pela internet.
The Girl Next Door (2007)

  











A história do filme:
Em 1958, duas adolescentes que, após perderem os pais em um acidente de carro, vivem com sua tia Ruth, uma psicopata sádica. Sem conhecimento da vizinhança, as duas meninas enfrentam atos de tortura e punição nas mãos de sua tia e seus três filhos.
A história real:
O filme foi baseado em um livro de Jack Ketchum que, por sua vez, foi baseado em uma história real sobre uma menina chamada Slyvia,  torturada brutalmente e assassinada pela mulher que estava com sua custódia, junto de outras crianças do bairro. Este é um dos raros casos onde a história real é mais impactante e violenta que a versão novelizada, já que Slyvia sofreu abusos de todos os tipos e morreu de hemorragia cerebral, atada em um porão por meses. O filme “An American Crime” é também baseado na história, desta vez literalmente, contando com detalhes o fato real que inspirou Ketchum.
A Última Profecia (2002)

  











A história do filme:
O reporter John Klein se perde enquanto dirige e acaba em Point Pleasant onde se encontra com uma lendária criatura chamada Mothman. Ele acaba descobrindo que suas aparições são relacionadas com tragédias que estavam para acontecer e isso tem relação com um disastre que viria a acontecer em uma ponte na cidade.
A história real:
Foram reportadas diversas aparições de uma criatura alada em Point Pleasant durante 1966 e 1967. Em dezembro do último ano, a ponte que ficava acima do rio Ohio despencou e se criou-se a crença de que as aparições de Mothman antecediam desastres futuros.
A Maldição dos Mortos Vivos (1988)

  











A história do filme:
Um antropologista americano Dennis Alana é contratado por uma empresa farmaceutica para adquirir uma amostra de uma droga usada no Haiti em rituais de voodoo, com um suposto poder de reavivar os mortos.
A história real:
O filme é uma versão “aumentada” de um livro do canadense Wade Davis contando suas experiências com a zumbificação haitiana. Segundo suas anotações, um pó local possuia uma toxina que induzia um estado de “morte” em indivíduos posteriormente ressucitados através de um transe hipnótico por um “mestre controlador”. Um dos casos mais famosos tratava de um homem que viveu como um zumbi durante dois anos na década de 60. Até hoje, a veracidade destes relatos é discutida.
Mar Aberto (2004)













 A história do filme:
Um casal divorciado sai em viagem para um mergulho em grupo até ser deixado para trás pelo barco por um erro, no mar cercado por tubarões.
A história real:
Em 1998, o casal Tom e Eileen Lonergan desapareceram no mar australiano após um compania de mergulho acidentalmente deixa-los para trás. Levou dois dias para a equipe perceber que os dois haviam sido deixados no mar e, após diversas buscas, os corpos nunca foram encontrados. Pertences encontrados pelo mar não mostram sinais de um ataque por tubarões como no filme.
O Massacre da Serra Elétrica (1974)













A história do filme:
Um grupo de jovens viajando por uma zona rural acaba caindo no território de uma família de canibais, incluindo Leatherface, vestindo uma máscara feita de pele humana.
A história real:
O remake de 2003 ajudou a perpretar a idéia, através de sua campanha de marketing, que “O Massacre da Serra Elétrica” era baseado em fatos reais, levando diversas pessoas a acreditarem que a história do filme realmente havia acontecido. Entretant0, a inspiração inicial de Tobe Hooper nasceu apartir de uma visita à uma loja que vendia serras-elétricas, fantasiando a idéia de sair com uma matando pessoas por aí. Parte da idéia para a criação de Leatherface e da “decoração” da casa da família Sawyer surgiu do psicopata Ed Gein, que assassinou duas mulheres na década de 50 e fazia ornamentos caseiros utilizando ossos e pele humana.
Gein inspirou outros dois personagens famosos do cinema, Norman Bates de “Psicose” e o Buffalo Bill, o serial killer de “O Silêncio dos Inocentes”.
Atividade Paranormal
(Paranormal Activity, 2007)
Esse pequeno fenômeno independente possui bons sustos.

Filmes de terror que simulam "imagens reais encontradas" começaram quando o diretor italiano Ruggero Deodato realizou o infame Holocausto Canibal, em 1980. O subgênero permaneceu esquecido até o inesperado sucesso A Bruxa de Blair, em 1999, dando início a um novo e lucrativo segmento que já trouxe Cloverfield - Monstro e o espanhol [REC].
Filmado na casa do diretor e inspirado em experiências vividas por ele, Atividade Paranormal custou meros quinze mil dólares e conseguiu repetir o feito do já citado A Bruxa de Blair, desbancando blockbusters nas bilheterias dos Estados Unidos e arrecadando diversas vezes o seu custo.
Não há muita trama, como é esperado: o casal Katie e Micah compra uma câmera para tentar registrar alguns dos fenômenos estranhos que tem acontecido na casa nova.  Eles começam alegres e curiosos, mas a medida em que os fenômenos se tornam mais assustadores, a estabilidade do casal vai ruindo.
Um problema crucial nesse estilo de filme é acreditar nos motivos que levam os personagens a continuar filmando o tempo todo. O casal de atores desconhecidos fez um bom trabalho em manter a coisa suficientemente plausível, embora essa impressão seja um tanto prejudicada pela teimosia irracional do personagem Micah (o ator Micah Sloat).
A simplicidade é o forte de filmes assim, e usar o medo primordial que temos de coisas perigosas acontecerem enquanto dormimos (os fenômenos acontecem sempre de noite) foi uma boa idéia. A falta de música e o tratamento caseiro da fotografia podem ser desconfortáveis para alguns, embora o público esteja cada vez mais acostumado com a linguagem de reality shows, mas a inexperiência do diretor limita o potencial do filme. A exposição dos personagens é feita de maneira burocrática - o personagem do médium só serve para que Katie (Katie Featherston)  faça uma exposição do seu passado, por exemplo -, e a lenta e repetitiva progressão cria expectativa para um clímax um tanto decepcionante. O melhor está nas tensas e bem realizadas cenas da aparição.
Atividade Paranormal é como um episódio de Assombrações, despretensiosa e por vezes arrepiante série de relatos de fantasmas exibida na TV a cabo. Seu sucesso pode gerar expectativas exageradas, mas esse pequeno filme independente conquistou as platéias e possui bons sustos, embora não adicione nada novo ao estilo e sua fama de assustador talvez não funcione com os mais escolados no terror.
O Verdadeiro caso do filme O Exorcista
O filme O Exorcista foi inspirado em um caso real, não envolvendo uma garotinha de 12 anos, mas um menino de 13, conhecido por R. Seu comportamento estranho começou em 1949
O filme O Exorcista foi inspirado em um caso real, não envolvendo uma garotinha de 12 anos, mas um menino de 13, conhecido por R. Seu comportamento estranho começou em 1949, após a morte de uma tia. Ele começou a ouvir arranhões na parede e objetos voavam pela casa. Cadeiras  e camas se moviam quando o garoto estava nelas. A família desesperada pede ajuda a igreja católica. A primeira tentativa de exorcismo acabou em desastre. Ele rasgou o padre do ombro ao pulso com uma mola da cama. Foram necessários mais de 100 pontos o local. Palavras começaram a surgir em seu corpo e uma delas, Louis, fez a família mudar de volta para Saint Louis, acreditando haver algo lá. Entre em cena um estudioso jesuíta que na época tinha 27 anos, Walter Halloran.Ele estudou na Universidade de Saint Louis e tratou de R. Narrando o caso, ele diz que "o garoto cuspia com precisão e acertava seu corpo a 1,5 metros... Certa vez ví uma marca em seu ombro e parecia a caricatura do demônio. Eu podia ver suas mãos e não era ele que fazia... Ouvimos a voz e ela falou que não ia embora até que uma certa palavra fosse dita.". Na páscoa, uma outra voz tomou o garoto e disse a palavra Dominus. Neste momento ouviu-se um tiro e o garoto ficou curado.

O filme O Exorcista arrecadou $ 260.000.000,00 dramatizando esta história. Até hoje a igreja católica faz exorcismos.
O Exorcista – O Filme Amaldiçoado
O filme “O Exorcista” se tornou um clássico do terror, sendo considerado para muitos o melhor filme de terror já feito!
O que você não sabe é que durante as filmagens do filmes ocorreu muitas coisas estranhas, incluindo 8 mortes não explicadas!
O filme se tornou um sucesso de bilheterias, mas as coisas mais estranhas possíveis ocorreram durante as filmagens, sendo que a atriz Linda Blair teve que ficar 6 meses com proteção policial, pois estava sendo ameaçada de morte!


Acontecimentos estranhos que ocorreram durante as filmagens:

O ator Jack MacGowran (quem interpretou o bêbado da festa) é o primeiro a morrer na história, despencando de uma escadaria. Uma semana após terminar de gravar MacGowran morreu mesmo. Dizem que vítima de pneumonia.
O ator Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu irmão havia morrrido.
A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê.
O homem que refrigerava o quarto ( o quarto era refrigerado por 4 refrigeradores ) onde aconteceu as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável.
Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada.
Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serrou o dedão do pé.
A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. Inclusive essa cena não foi cortada, e o grito da atriz ao cair no chão é verdadeiro.

Posted by DJ BURP | às 08:37

0 comentários:

Postar um comentário