TUDO SOBRE SKATE

História do Skate
Não se sabe exactamente quando apareceu o Skate, mas pode-se dizer que foi no princípio dos anos 60, na Califórnia. Era em uma época onde o surf reinava, a praia e a curtição total sobre uma prancha.
Mas como as coisas nunca davam certo, naqueles dias de "ondas podres" e mar muito "flat", os surfistas tiraram as rodas dos seus patins, e colocaram-nas em "shapes", para que assim pudessem surfar em terra firme.
Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, era apenas uma tabua e quatro rodas.
O crescimento do desporto deu-se de uma maneira tão grande, que muitos dos jovens da época adoptaram o desporto, chamado skate e surgiam então os primeiros Skaters.
Era uma época onde o free style dominava, os Skaters usavam e abusavam deste tipo de manobra.
Em 1965 começaram a comercializar-se os primeiros skates fabricados industrialmente e iniciaram-se as primeiras competições. O desporto teve, então, o seu auge.
Em meados dos anos 70, aconteceu um facto que chocou a maior parte dos Skaters: a revista "Skateboarder" que era uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, e começou a cobrir assuntos sobre competições de Biker's.
Foi quando se deu a morte do skate, muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o desporto. Ficaram apenas aqueles que realmente gostavam deste desporto.
Esses Skaters perderam as suas pistas, as suas revistas, e tudo o que tinham a respeito deles. Então, lançaram-se na rua, usando como obstáculos tudo o que achavam no quotidiano. Daí surgiu o street skate.
Ainda nos anos 70, houve um racionamento de água nos E.U.A. As pessoas esvaziaram as suas piscinas, e foi nessa altura que os Skaters se aperceberam de que essas piscinas vazias, poderiam ser óptimos obstáculos, então apareceu o skate vertical.
Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em "U" para os half pipes. Muitos adeptos do skate retomam o desporto, e aparecem vários nomes, actualmente conhecidos, do sk8board mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros, que contribuiram muito para o progresso do skate.
Foi nessa altura que apareceu um garoto que, com apenas 12 anos, fazia flips muito altos em rampa, um garoto magro, muito tecnicista que, mesmo muito novo, já deixava os mais experientes de queixo caido. O seu nome? nada mais do que um simples Skater chamado Tony Hawk......
Um outro factor muito importante para o Sk8 da época, e que teve um papel bastante forte no seu regresso, foi um video da Bones Brigade, onde Steve Caballero entrou.
A partir daí, o sk8 nunca mais teve o seu declínio e nos anos 90 foi quando atingiu o seu auge, com muitos adeptos, produtos, e campeonatos que, incentivaram bastante, os jovens e até os velhos dos anos 90.
E assim o sk8 vai levando as suas origens até ao futuro, desenvolvendo-se cada vez mais e superando todas as barreiras de preconceitos impostas sobre os seus praticantes.

Posted by DJ BURP | às 10:22

3 comentários:

xp disse...

muito bom amei o texto é bem informativo e bem completo.Tem tudo sobre a história do Skate muito bom.

Anônimo disse...

gosti

Anônimo disse...

COMECEI A GOSTAR DE SKATE E AGORA NAO PENSO EM OUTRA COISA AHAHAHAH

Postar um comentário