VAZIO DE BOÖTES

Conheça o vazio de Boötes: um dos lugares mais misteriosos do Universo

2196636389114728 Conheça o vazio de Boötes: um dos lugares mais misteriosos do Universo
Embora o universo ainda seja um grande desconhecido — e o homem tenha explorado muito pouco desse gigante —, sabemos que ele contém um incalculável de objetos, formando galáxias e outras regiões repletas de corpos celestes. Inclusive, conhecemos e observamos atentamente diversas delas.
Porém, de acordo o do io9, existe uma região muito intrigante no espaço, conhecida como Vazio de Boötes, que não se parece nenhuma outra região que já tenha sido observada. Trata-se de uma gigantesca esférica praticamente vazia, contendo apenas algumas poucas galáxias perdidas.
Descoberto em 1981 pelo astrônomo Robert Kirshner e sua equipe, o vazio se encontra próximo à constelação de Boötes, medindo aproximadamente 250 milhões de anos-luz de diâmetro, sendo o maior vazio conhecido do universo.

Tem alguém aí?

Menos de 60 galáxias foram encontradas no Vazio de Boötes, e pela sua proporção os astrônomos estimam que deveriam existir pelo menos 10 mil delas, considerando a média de distância mínima entre outras galáxias do universo.

Depois ter sido mapeada, os cientistas ficaram intrigados pela esparsa quantidade de estrelas na região. Tão esparsa que, se a Via Láctea fosse localizada lá, provavelmente acreditaríamos estar sozinhos no Universo por muito e muito .

Por que o vazio existe?

Na verdade, ninguém sabe explicar como o vazio se formou, mas os astrônomos acreditam que essa região anômala pode ter sido formada por uma combinação de muitos outros vazios , que se uniram como se fossem bolhas de sabão, formando uma única bolha maior. As poucas galáxias que permaneceram por lá provavelmente são as que existiam nas fronteiras desses vazios .
Além disso, a de objetos nessa região do espaço torna a interação entre partículas muito, muito rara. Quem sabe um dia o Vazio de Boötes não se transforme em uma de testes para de interestelares que viajam à da , já que não existe muito risco de bater em nada?

 

Posted by DJ BURP | às 15:07

0 comentários:

Postar um comentário