SUPER GRUPOS: LIGA DA JUSTIÇA & VINGADORES


Liga da Justiça - DC Comics
A Liga da Justiça da América é uma equipe de super-heróis criada pela editora americana DC Comics, inspirada na Sociedade da Justiça, outra equipe de super-heróis, mas essa criada nos anos 1940. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte, também conhecidos como os "Sete Magníficos". Apesar dessa formação ser a mais conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais como a Liga da Justiça Satélite, a Liga da Justiça Internacional, Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa e Liga da Justiça Elite. 
Era de Prata e de Bronze
Buscando sucesso ao reintroduzir alguns personagens da Era de Ouro (tais como Joel Ciclone, Lanterna Verde, Pantera, etc), durante a década de 1950, a DC Comics pediu ao escritor Gardner Fox para reintroduzir a Sociedade da Justiça da América. Influenciado pela popularidade da National Football League e da Major League Baseball (Liga Nacional de Futebol Americano e Liga Principal de Baseball, em tradução livre), Fox decidiu mudar o nome do grupo para Liga da Justiça América. A equipe estreou em The Brave and the Bold#28, de 1960, e logo tornou-se um dos títulos mais vendidos da editora. Assim como na SJA, o conceito da LJA era basicamente o mesmo: reunir os personagens mais populares da época em uma mesma série. A Liga da Justiça operava em uma caverna, de localização secreta, na pequena cidade americana de Happy Harbor. O adolescente Snapper Carr juntou-se ao grupo, sendo mascote e também membro da equipe. 
Fase Satélite
Devido a necessidade de um novo e seguro quartel-general, em Justice League of America#78, de 1970, o grupo mudou-se para um satélite, que orbitava a Terra. Durante esse período, a formação do grupo limitou-se a sete membros, a saber: Arqueiro Verde, Eléktron, Gavião Negro, Canário Negro, Vingador Fantasma, Homem Elástico e Tornado Vermelho. Mais tarde esse limite foi estendido, permitindo assim que Zatanna e Nuclear entrassem para a equipe. 
Fase Detroit
Em 1984, em uma tentativa de emular o maior sucesso da DC na época, os Novos Titãs, os editores da empresa decidiram por renovar a formação da equipe, substituindo os antigos membros por integrantes mais jovens. A nova base, na cidade de Detroit, no estado de Michigan, foi mal vista pelos fãs, que reclamavam da escolha dos membros da equipe, que continha personagens do segundo escalão, como Vixen, Cigana, Gládio e Vibro. Criada por Gerry Conway e Chuck Patton, a equipe foi, inicialmente, liderada por Aquaman e, além dos citados, contava com o Caçador de Marte, Zatanna e Homem Elástico, mas a maior parte das histórias eram focadas nos membros novatos. Pouco tempo depois da formação da equipe, os veteranos Aquaman e Homem Elástico deixaram a equipe. Mesmo com o retorno de Batman à equipe, na edição#250, não foi possível evitar o declínio da série. A última edição, de número 261, escrita por J. M. DeMatteis e desenhada por Luke McDonnell culminou com o assassinato de Vibro e Gládio, pelas mãos do Professor Ivo, na minissérie Lendas. 
Liga da Justiça Internacional
A minissérie Lendas, primeiro grande evento do recém recriado Universo DC (ver Crise nas Infinitas Terras), estrelou a formação de uma equipe destinada a combater o crime, chamada Liga da Justiça. A série, escrita por Keith Giffen e J.M. DeMatteis, com a arte de Kevin Maguire (e mais tarde Adam Hughes), tinha por característica o acentuado tom de humor presente em todas as histórias, mesmo as mais sérias. A equipe era constituída por personagens que, originalmente, eram de Terras diferentes, na estruturação do Universo DC na sua fase Pré-Crise. A primeira formação incluia Batman, Canário Negro, o Lanterna Verde Guy Gardner, Besouro Azul, Capitão Marvel, Doutora Luz, Senhor Destino, Capitão Átomo, Fogo, Gelo e dois Sovietes Supremos. A nova abordagem humorística do grupo, mesmo não agradando a todos, provou-se muito popular, mas infelizmente as equipes criativas que se seguiram a dupla Giffen/Matteis não foram capazes de capturar o balanço entre humor e heroismo, resultando em uma baixa na popularidade da série. Esses escritores deram um tom mais sério às histórias, porém, em meados dos anos 1990, devido a queda do sucesso comercial da revista, ela própria, assim como as suas séries relacionadas (Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa, etc), foram canceladas. 
LJA
As baixas vendas das várias séries relacionadas à Liga da Justiça fizeram com que a DC optasse por renovar a Liga utilizando uma só série para contar as histórias do grupo. Uma nova Liga da Justiça foi formada em 1996, em uma minissérie escrita por Mark Waid e Fabian Nicieza, que deu origem à nova série do grupo, em 1997, chamada LJA (JLA, em inglês), escrita por Grant Morrison e desenhada por Howard Potter, sendo arte-finalizada John Dell. A série seria uma tentativa de uma "volta as origens", utilizando os sete membros originais, ou seus sucessores (como Wally West, o Flash e Kyle Rayner, como Lanterna Verde) como o núcleo do time, que contava também com estreantes como Oráculo, Aço e Homem-Borracha. Além disso, a equipe contava com uma nova base, a chamada Torre de Vigilância, um complexo de alta tecnlogia localizado na Lua. Morrison introduziu a idéia de que a Liga, alegoricamente, representaria um panteão de deuses, com suas personalidades e habilidades próprias. Uma vez que a nova equipe incluia muitos dos mais poderosos heróis da DC, o foco das histórias mudou. A nova Liga passou a lidar exclusivamente com as maiores ameaças à Terra, as quais só poderiam ser enfrentadas por tal nível de combinação de poderes e habilidades. Entre essas ameaças, inclui-se um exército de invasores alinígenas, uma horda de anjos renegados, uma coalizão de vilões e diversas outras ameaças cósmicas. Além disso, devido ao fato de que quase todos os membros da equipe possuiam suas próprias séries mensais, as histórias da LJA quase sempre eram auto-contidas, com todos os seus capítulos insertos na própria série do grupo. Apesar disso, acontecimentos importantes das séries mensais dos membros, tal como a mudança de uniforme de Superman, refletiam na série da equipe. A nova tentativa funcionou e LJA logo tornou-se um dos títulos mais vendidos da editora, posição essa que a série desfrutou por vários anos. Apesar disso, dessa vez, a editora optou por não criar séries relacionadas, como no passado, utilizando, agora, minisséries e edições especiais, caso desejasse lançar alguma história do grupo fora da série da equipe. A única série relacionada que foi criada, nessa encarnação da série, foi a Liga da Justiça Elite, que é uma seqüência de LJA#100. No entanto, JLE foi uma minissérie de doze edições. Em 2006 (originalmente em 2005, nos EUA), um arco de histórias, contadas por Geoff Johns e Alan Heinberg, chamado de Crise de Consciência (JLA#115-#119) apresenta o fim da Liga, como resultado da quebra do segredo sobre a manipulação das memórias de vários vilões e do Batman (ver Crise de Identidade). No fim do arco, Superboy Primordial ataca o Caçador de Marte e destrói a Torre de Vigilância, encerrando o título, na edição 125.

Os Vingadores - Marvel Comics
Os Poderosos Vingadores são um grupo de super-heróis de história em quadrinhos publicados nos Estados Unidos pela editora Marvel Comics. O grupo é em certo sentido uma resposta da Marvel para a Liga da Justiça, editada pela DC Comics. Na histórica ficcional do grupo, seus membros fundadores são heróis consagrados da editora: Thor, Homem de Ferro,Vespa, Homem-Formiga e Hulk; o Capitão América foi o primeiro membro recrutado. A equipe tem molde de um clube, possuindo mesmo um mordomo que os serve, de nome Jarvis. No universo fictício de histórias em quadrinhos da Marvel (o Universo Marvel), a equipe tradicionalmente é a primeira a ser chamada pelo governo dos EUA quando defrontado por desafios de ordem cósmica. 
Primeiras aventuras
Loki, o deus Asgardiano da trapaça, traçou uma vingança contra seu meio-irmão Thor, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores. A escalação da equipe mudou quase que instantaneamente: o Homem-Formiga se tornou o Gigante, e o Hulk, ao perceber o quanto os outros temiam sua personalidade instável, deixou-a ao final da segunda edição. A tentativa de conter o Hulk levou os Vingadores a combater Namor, O Príncipe Submarino, e isso por sua vez, levou a equipe ao primeiro marco em sua história - o retorno do Capitão América, em The Avengers #4 (Março de 1964). O patriótico herói dos anos 1940 foi encontrado congelado em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E precisava de um lugar onde pudesse se ajustar já que era um homem afastado décadas de seu tempo. O Capitão América se uniu à equipe iniciando uma quase indelével associação. Mesmo quando a liderança foi tomada por outros, Capitão América sempre foi o comandante tático dos Vingadores em campo e poucos hesitavam em obedecer suas ordens. Os membros originais a participar dos Vingadores são conhecidos como "membros fundadores", responsáveis pelo bom nome da equipe. Capitão América ganhou o título de "membro fundador" no lugar do Hulk (como revelado em Avengers Vol. 3 #1, de fevereiro de 1998). Juntos, os Vingadores combateram vilões como o inimigo do Capitão América do tempo da guerra Barão Zemo; a vilania do viajante do tempo Kang, o Conquistador; Conde Nefária e os Homens Lava, e os Mestres do Terror, um grupo de vilões capaz de combater os Vingadores. O próximo marco foi em Avengers #16, no qual todos os membros deixaram a equipe com exceção do Capitão América. Eles foram substituídos por Gavião Arqueiro, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, todos ex-vilões que queriam começar uma nova vida.
Anos 80
Essa é uma fase muito conhecida pelos aficionados por HQ no Brasil, em que a Abril editou regularmente as aventuras do grupo na antiga revista Heróis da TV. Fatos marcantes são (não está em ordem cronológica): Surgimento de Mântis, destinada a se tornar a Madona celestial, e a morte do vingador Espadachim. O casamento do Visão com a Feiticeira Escarlate. Novas aventuras dos Guardiões da Galáxia, supergrupo do século XXX, que surgiu pela primeira vez no Brasil numa revista da RGE, numa aventura do Coisa com o Capitão América. A batalha contra Korvac, um antigo vilão dos Guardiões da Galáxia que tornou-se um semideus ao absorver todo o conhecimento da nave de Galactus e voltou-se para propósitos mais elevados. Na batalha contra o vilão todos os heróis aparentemente morrem, menos Thor, e o vilão só é derrotado porque sentiu seu amor sendo traído pela sua esposa, receosa da guerra que seguiria-se a vitória de seu marido sobre os vingadores. A luta contra Ultron, poderoso robô criado por Hank Pym e o surgimento de Jocasta, construto robótico criado para receber a essência da Vespa. 
Massacre e Heróis Renascem
Outro marco da história do grupo ocorreu durante a Saga Massacre, quando o megavilão Massacre, uma entidade psíquica formada pelas frustrações de Charles Xavier ligadas à essência maligna de Magneto, tentou dominar a Terra. Foi necessária a ação conjunta dos Vingadores, Quarteto Fantástico, Hulk e X-Men, além da ajuda do Dr.Destino, para detê-lo. Aparentemente, todos os heróis não mutantes se sacrificaram para derrotar o vilão; mas, na realidade, todos foram transportados para uma realidade alternativa criada inconscientemente por Franklin Richards, onde se passaram os acontecimentos da série Heróis Renascem. Por conter tanto roteiros quanto arte polêmicas, a serie Heróis Renascem ou o terceiro volume dos Vingadores, bem como os outros títulos da serie (Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, e Capitão América) retornaram ao Universo Marvel normal, e o que ocorreu nestes eventos pós-Massacre é desconsiderado por muitos.
Vingadores: A Queda
Após um colapso mental, a Feiticeira Escarlate destruiu a Mansão dos Vingadores e matou o Homem-Formiga, Gavião Arqueiro e o seu marido Visão. Depois disso, os Vingadores se debandaram. Posteriormente, alterada por seu colapso mental, a Feiticeira Escarlate veio a ocasionar o evento chamado Dinastia M, em que a realidade foi drasticamente alterada; quando finalmente foi restaurada, houve uma diminuição exponencial do número de mutantes no planeta Terra (reduzidos para 198, sendo antes milhares ou até mesmo milhões). Entre os que ficaram sem poderes foram Charles Xavier, Magneto e Mercúrio.
Os Novos Vingadores
Após a queda, o Homem de Ferro e o Capitão América decidiram começar tudo de novo. Eles recrutaram primeiramente o Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha e Luke Cage. Após algumas aventuras entraram para a equipe o Sentinela e Eco, sob a identidade secreta de Ronin. Entretanto, com o advento da Guerra Civil, o grupo passou por uma nova crise e, consequentemente, cisão. Com um grupo apoiando o Homem de Ferro - a facção pró-registro - e outro, clandestino, com o "Vingadores Secretos" do Capitão América. Após a batalha definitiva, o grupo passa por novas - e drásticas - modificações. Após a Guerra Civil até o fim da Invasão Secreta a equipe era formado por Luke Cage (líder), Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha (temporariamente), Punho de Ferro (Daniel Rand), Eco (Maya Lopez), Ronin (Clint Barton) e Doutor Estranho (porém, devido a problemas pessoais, este último saiu antes da Invasão Secreta). Eles tinham a ajuda de aliados como o assistente do Dr. Estranho, Wong, a esposa e a filha de Luke Cage (Jessica Jones e Daniele Cage), e a Enfermeira Noturna. Durante o Reinado Sombrio de Norman Osborn a equipe sofreu novas mudanças, tendo Ronin (Clint Barton) como líder, acompanhado por Luke Cage, Homem-Aranha (Peter Parker), Wolverine (James Howlett), Mulher-Aranha, Harpia (Barbara Morse-Barton), Miss Marvel (Carol Danvers) e Capitão América (Bucky Barnes). O fim do Reinado Sombrio e o início da Era Heróica trouxeram uma nova formação dos Vingadores. Steve Rogers abandonou a identidade de Capitão América em favor de seu parceiro Bucky, e novamente Thor e Homem de Ferro passaram a agir juntos. Passaram a participar, também, o verdadeiro Gavião Arqueiro, o Homem-Aranha, a Mulher-Aranha e Wolverine.
Vingadores Sombrios
Após a Invasão Secreta da raça alienigena conhecida como Skrulls, a organização mundial mantedora da paz, S.H.I.E.L.D. foi desmantelada, e substituida por uma nova organização, a M.A.R.T.E.L.O. comandada por Norman Osborn. Aproveitando-se disso, Norman criou uma nova Iniciativa e sua própria equipe de Vingadores. Isso acabou provocando uma divisão do grupo, passando a ter 3 equipes de Vingadores agindo. Os Vingadores de Norman Osborn (Vingadores Sombrios), classificados como Vingadores ofíciais, pois eles trabalhavam para a M.A.R.T.E.L.O.. Esta equipe era formada por: Venom (Mac Gargan), Wolverine (Daken), Miss Marvel (Carla Sofen), Gavião Arqueiro (Mercenário), Capitão Marvel (Noh-Varr), Sentinela (Robert Reynolds) e Ares, sendo liderados pelo Patriota de Ferro (Norman Osborn). Consqüentemente, outras equipes de heróis surgiram para combater Osborn. Entre elas, uma nova formação dos Novos Vingadores: Ronin (Clint Barton) (líder), Luke Cage, Homem-Aranha (Peter Parker), Wolverine (James Howlett), Mulher-Aranha, Harpia (Bobbi Morse), Miss Marvel (Carol Danvers) e Capitão América (Bucky Barnes). Outro grupo de Vingadores anti-Osborn era os Poderosos Vingadores, tendo como membros: Vespa (Henry Pym) (líder), Amadeus Cho, Hércules (Heracles), Visão, Estatura, Agente Americano, Jocasta, Mercúrio e a misteriosa Feiticeira Escarlate (Loki), contando com participações esporádicas de Homem de Ferro e Hulk.
A Era Heróica
Após a conclusão da minissérie Cerco, que concluiu o Reinado Sombrio, todas as séries dos Vingadores em circulação na época foram canceladas e uma nova série, intitulada simplesmente Avengers, foi lançada em maio de 2010. O lançamento marca o início da nova saga da editora intitulada A Era Heroica. Após seis anos de histórias sombrias, incluindo Guerra Civil que tornou o Homem de Ferro "O Homem mais Importante do Mundo" e provocou a morte do Capitão América, o editor-chefe da Marvel anunciou que "A Era Heroica será mais otimista. Eles passaram pelo inferno e voltaram a ser os caras bons". A série esta sendo escrita por Brian Michael Bendis e tem John Romita Jr. como ilustrador regular, os membros da equipe são Capitão América (Bucky), Homem de Ferro, Thor, Wolverine, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Gavião Arqueiro. No primeiro arco de história a equipe recrutou Noh-Varr (que agora usa o nome de Protetor) para ajuda-los a construir uma máquina do tempo para salvar o futuro. Posteriormente, por indicação de Bruce Banner, o Hulk Vermelho também foi recrutado para a equipe. Um segundo título intitulado Secret Avengers, também estreou em maio de 2010, com total liberdade para as histórias. A série é escrita por Ed Brubaker e o artista regular é o brasileiro Mike Deodato (que fora encarregado dos Vingadores Sombrios no Reinado Sombrio). A nova série dos Novos Vingadores estrou em junho de 2010. Também é escrita por Brian Michael Bendis só que o artista é Stuart Immonen. O quarto título é Avengers Academy (Academia dos Vingadores) e foi lançado também em junho, substituindo a Iniciativa. Essa série esta sendo escrita por Christos Gage e desenhada por Mike McKone. Membros dos Vingadores Secretos: Cavaleiro da Lua, Fera, Homem Formiga III (Eric O'Grady), Máquina de Combate, Nova, Steve Rogers, Valquíria, Viúva Negra. Membros dos Novos Vingadores: Coisa, Homem-Aranha, Luke Cage, Miss Marvel, Jessica Jones, Wolverine. Alunos da Academia de Vingadores: Tática (Jeanne Foucault), Vigoroso (Ken Mack), Radiação (Jennifer Takeda), Réptil (Humberto Lopez - o único membro que já havia aparecido nos gibis antes), Chocante (Brandon Sharpe), Véu (Madeline Berry). Professores da Academia de Vingadores: Justiça, Mercúrio, Speedball, Tigresa, Vespa II (Hank Pym).

Posted by DJ BURP | às 18:37

1 comentários:

Anônimo disse...

EU AMO OS SUPER HEROIS ELES SAO DE MAIS

Postar um comentário